Compartilhar notícia
Nos últimos anos, a dieta cetogênica entrou em pauta por conta de seus resultados e suas especificidades. Diferente de outros planos alimentares, ela permite o consumo de gorduras e prega uma redução séria na quantidade de carboidratos (de 250g para 50g), além do jejum intermitente.
“Alimentos indispensáveis para a dieta cetogênica são carnes, ovos, aves, iogurte natural, azeite de oliva, amêndoas, semente de linhaça, abacate, morango e castanhas. A maior parte dos alimentos que serão utilizados nesse tipo de dieta contém gorduras e proteínas. É importante que as fontes de gordura sejam provenientes de boas fontes, como mono e poli-insaturadas”, ensina o nutricionista Felipe Nunes.
Cetogênica e carboidratos
A dieta, que também é conhecida como keto, é pobre em carboidratos, e o adepto deve evitar o consumo de alimentos como massas, doces, arroz, pães, banana, macarrão, tubérculos e raízes.
“A dieta cetogênica é um dos vários tipos de planos alimentares que existem e consiste na redução acentuada dos carboidratos. É importante frisar que existe características individuais que precisam ser levadas em conta durante um processo de emagrecimento. Por isso, é importante consultar um profissional de saúde antes de entrar numa dieta”, pondera Nunes.
Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!