Conheça os 12 alimentos que mais alteram o cheiro e a cor da urina
Urologistas apontam como a alimentação pode ser responsável por mudanças no aspecto da urina
atualizado
Compartilhar notícia
Não são só os problemas de saúde, como a doença da urina preta, que causam alterações na cor e no cheiro do xixi. A alimentação também desempenha um papel importante nessas mudanças, fazendo com que a urina fique avermelhada, em cores intensas, ou com cheiro muito forte.
Os urologistas recomendam que o xixi seja o mais próximo do transparente como um indicativo de um bom funcionamento do organismo. Em casos de uma cor muito escura ou com cheiro forte, a pessoa provavelmente está tomando pouca água.
“Mas alguns alimentos têm um impacto forte na coloração da urina, especialmente se eles têm corantes industriais muito intensos. Mas também há comidas que fazem isso naturalmente, como a beterraba — a campeã — ou a pitaya, ambas dando um tom rosado ao xixi”, explica o urologista Danilo Galante, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Além disso, medicamentos e suplementos também podem alterar a cor da urina, conforme informam suas bulas. Entre os remédios, é especialmente conhecido o impacto na tonalidade do xixi dos suplementos de vitamina do complexo B, vitamina C, anti-inflamatórios urinários e alguns antibióticos.
Sinais de cuidado
Os médicos alertam que, apesar de existirem alimentos que impactam na coloração e cheiro da urina, é importante buscar atendimento caso a mudança seja persistente. “Algumas doenças graves também podem causar essas alterações, então é sempre importante estar atento a elas”, afirma o urologista Mario Chammas.
“Uma pessoa pode estar com um sangramento e pensar que é um problema alimentar, então é sempre melhor pecar pelo excesso e ir ao médico”, completa Chammas.
Quais alimentos mais alteram a urina?
Entre os alimentos mais responsáveis por uma alteração na cor do xixi estão, segundo os urologistas:
- Beterraba;
- Grãos de fava;
- Amoras;
- Pitaya;
- Ruibarbo;
- Cenoura (em grande quantidade).
O que comemos também tem impacto no odor do xixi. Os campeões de gerar essas alterações são, segundo os urologistas entrevistados:
- Aspargo;
- Café;
- Alho;
- Cebola;
- Curry;
- Couve de Bruxelas.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.