Alimentação saudável pode prevenir doenças cardíacas como o AVC
Cardiologista defende que a prevenção da saúde do coração passa primeiro pelo que colocamos em nosso prato
atualizado
Compartilhar notícia
As doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte no Brasil. Por isso, a campanha Setembro Vermelho é fundamental, uma vez que promove a conscientização sobre essas enfermidades e sobre como preveni-las. Uma das formas de prevenção, aliás, é através da alimentação.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), dietas inadequadas representam um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto. Portanto, a relação entre alimentação e saúde cardiovascular é inegável e de grande relevância.
“Uma dieta equilibrada e consciente, aliada à prática regular de exercícios físicos, pode ajudar a reduzir os fatores de risco associados a doenças cardíacas, como níveis elevados de hipertensão arterial e colesterol. Mas também desempenha um papel crucial na manutenção da saúde do coração a longo prazo”, ressalta o cardiologista Leandro Costa, cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Como manter a alimentação equilibrada?
Costa recomenda que o cuidado com a alimentação passe por evitar alimentos excessivamente açucarados ou gordurosos. “O melhor é optar por alternativas saudáveis, como frutas, vegetais e grãos integrais, além de ter o hábito de se exercitar regularmente, é fundamental para promover um estilo de vida com um coração saudável”, conclui o especialista.
Leia mais no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.