Alho cru ajuda contra as espinhas? Entenda os riscos da tendência
Muitas pessoas no TikTok têm dito que passar alho cru no rosto ajuda contra as espinhas, porém, essa prática pode ser perigosa
atualizado
Compartilhar notícia
Se você lida com espinhas em excesso, provavelmente já buscou dicas na internet para amenizá-las, e quem sabe até tentou algumas soluções bem inusitadas. Recentemente, uma nova tendência no TikTok ganhou destaque: o uso de alho cru para tratar acne.
Nos vídeos, pessoas, tanto jovens quanto adultas, experimentam diversos métodos, como mastigar ou aplicar o alho diretamente nas espinhas. Mas será que essas abordagens são realmente seguras e eficazes? De acordo com a médica Fernanda Nichelle, não é bem assim.
Primeiramente, é importante ressaltar que essa “receita caseira” pode nem ter os efeitos desejados. “Não existe nenhuma evidência científica que comprove a eficácia do alho aplicado na pele com melhora da acne”, diz a especialista.
Mas não para por aí – usar alho cru nas espinhas pode até ser prejudicial. “Ele pode ter algum ativo mais ácido quando aplicado em contato com a pele e causar alguma dermatite, alergia ou até algum tipo de queimadura”, explica Fernanda.
Isso não se limita apenas ao alho, já que ativos mais ácidos podem existir em diversos legumes ou frutas, por exemplo. Assim, é sempre preciso ter muita cautela na hora de buscar por receitas caseiras para problemas na pele.
Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!