Alerta: mochilas pesadas colocam em risco a coluna das crianças
Nesta época de volta às aulas, os pais devem estar atentos ao peso que seus filhos carregam nas mochilas escolares
atualizado
Compartilhar notícia
Nos próximos dias, as crianças de todo Brasil estarão iniciando mais um ano letivo. Isso quer dizer que é hora de preparar o uniforme e o material escolar, mas sem pecar pelo excesso. Afinal, mochilas muito pesadas podem trazer grandes prejuízos para a coluna dos pequenos.
Segundo o ortopedista Tadeu Gervazoni, especialista em coluna do Grupo Spine, o peso inadequado e o uso incorreto das mochilas podem levar a uma sobrecarga mecânica, o que traz danos duradouros.
Impactos por toda a vida
“Esse excesso de carga pode gerar dor, levar a posturas inadequadas e alterações do equilíbrio, que podem afetar a vida da criança e do adolescente no futuro”, diz o especialista.
Segundo o médico, o uso de uma mochila muito pesada pode causar problemas não só na infância, durante o desenvolvimento, como também podem repercutir na vida adulta. Nesta fase, a coluna passará a apresentar os efeitos do esforço anormal a que foi submetida nos primeiros anos de vida.
Tadeu lembra que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 85% da população mundial adulta sente ou já sentiu dores nas costas, e 70% dos problemas de coluna podem estar relacionados a efeitos cumulativos de excesso de peso e esforço na adolescência.
Saiba quais são os sinais de problemas na coluna no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!