Menina morre devido à reação alérgica causada por chocolate quente
Hannah teve uma reação alérgica aguda após tomar um único gole de chocolate quente preparado com leite comum
atualizado
Compartilhar notícia
A estudante inglesa Hannah Jacobs, de 13 anos, morreu após ter uma reação alérgica grave. Ela tinha alergia à lactose e, por engano, tomou um chocolate quente preparado com leite comum em uma cafeteria do Reino Unido.
De acordo com entrevistas dos advogados da família à mídia inglesa, a mãe da menina tinha solicitado uma versão da bebida com leite de soja. As duas esperavam para ir a uma consulta em um dentista quando decidiram dar um tempo no café.
A mãe afirma que no primeiro gole a menina já percebeu que “o gosto estava estranho” e, em seguida, começou a ter dificuldades para respirar.
O caso ocorreu em fevereiro do ano passado e foi revelado à imprensa a partir do processo judicial movido pela família contra o café. Hannah era intolerante a laticínios, peixes e ovos desde criança.
A mãe procurou uma farmácia para comprar adrenalina auto injetável, que deve ser usada em caso de reações anafiláticas graves. O remédio, porém, não conseguiu restabelecer a respiração da menina, e ela já chegou ao hospital morta.
O que causa a morte por alergia?
Hannah teve uma anafilaxia, reação alérgica aguda que ocorre imediatamente após a exposição ao agente alergênico. Ela costuma levar a um fechamento das vias respiratórias, inchaço corporal e aumento dos batimentos cardíacos. Os sintomas variam, porém, de pessoa para pessoa.
Embora estimativas apontem que quase 2% da população mundial experimente uma crise alérgica séria em algum ponto da vida, as mortes são raras, especialmente devido a alergias alimentares.
As alergias a remédios costumam ser mais graves e, ainda assim, as mortes ocorrem em uma a cada dois milhões de pessoas, estima um estudo de 2014.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!