metropoles.com

Alemanha, Itália e França suspendem uso da vacina Oxford/AstraZeneca

Os países aguardam parecer da Agência Europeia de Medicamentos sobre casos de pacientes que tiveram coágulos após terem tomado o imunizante

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gareth Fuller – WPA Pool / Getty Images
ampola da vacina de oxford
1 de 1 ampola da vacina de oxford - Foto: Gareth Fuller – WPA Pool / Getty Images

Nesta segunda-feira (15/3), os governos de Alemanha, Itália e França anunciaram ter suspendido temporariamente o uso da vacina AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19. Segundo afirmam, a medida foi tomada como precaução após relatos de que pessoas imunizadas haviam desenvolvido coágulos sanguíneos.

Na semana passada, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) declarou oficialmente que não há indícios concretos de que a vacina esteja relacionada ao aumento do risco de coágulos sanguíneos. De acordo com a agência, os 30 casos registrados entre os 5 milhões de imunizados com as doses de Oxford/AstraZeneca não são superiores aos que ocorrem na população em geral.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também descartou que houvesse relação entre a vacina e a formação de coágulos. Os governos da Alemanha e da França afirmam que estão aguardando parecer da EMA sobre o assunto. O órgão regulador deve se manifestar na terça-feira (16/3).

A Itália já havia suspendido o uso de um lote da vacina na semana passada depois da morte de um militar e um policial no sul do país. Até o momento, não foi comprovada nenhuma relação dos óbitos com o uso do imunizante. Os casos estão sendo investigados.

O Ministério da Saúde da Alemanha disse que a decisão foi baseada em um conselho do órgão regulador de vacinas do país, o Instituto Paul Ehrlich, que pediu uma investigação mais aprofundada das ocorrências. Em uma declaração, o ministro disse que a EMA decidirá “se e como essas novas informações vão afetar a autorização da vacina“.

Já o presidente da França, Emmanuel Macron, falou que vai suspender o uso do imunizante de Oxford/AstraZeneca enquanto aguarda uma avaliação da EMA, prevista para terça-feira.

Áustria, Dinamarca, Islândia, Noruega, Bulgária, Tailândia e República Democrática do Congo já tinham suspendido o uso da vacina.

Casos seguem em investigação

Possíveis casos de coágulos no sangue em pessoas que receberam doses da vacina de Oxford/AstraZeneca foram registrados em países da Europa. A informação foi divulgada na semana passada. O comitê consultivo de especialistas da OMS e agências europeias analisam a situação, mas ainda não há qualquer relação comprovada entre a vacina e os casos registrados. A porta-voz da OMS ressaltou que não há razão para suspender o uso do imunizante.

A Dinamarca, onde um evento de coagulação sanguínea foi confirmado, suspendeu por 14 dias a aplicação da vacina de Oxford/AstraZeneca. A Áustria também barrou o uso de um lote específico do imunizante, para investigar um óbito por problemas de coagulação e um caso de embolia pulmonar. Não há informações de quantos problemas de saúde, ao todo, foram relatados.

No sábado (13/3), as autoridades sanitárias norueguesas informaram a hospitalização de três profissionais de saúde com trombocitopenia (número anormalmente baixo de plaquetas no sangue), sangramento e coágulos sanguíneos. Os pacientes eram “relativamente jovens” e foram vacinados com uma dose da vacina de Oxford/AstraZeneca.

Segundo as autoridades sanitárias da Noruega, uma das pacientes era uma mulher com menos de 50 anos e “boa saúde”. Ela faleceu no domingo (14/3), vítima de hemorragia cerebral.

“Não podemos descartar ou confirmar que isso tem relação com a vacina”, disse Steinar Madsen, chefe da Agência Norueguesa de Medicamentos, em entrevista coletiva. Outra profissional de saúde, na casa dos 30 anos, morreu na sexta-feira na Noruega, 10 dias depois de ter recebido a mesma vacina.

Veja como o coronavírus ataca o corpo:

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?