Alemanha indica vacina Oxford apenas para pessoas abaixo de 65 anos
Comissão de vacinação do país afirma não haver estudos suficientes para recomendar aplicação do imunizante em pessoas acima desta idade
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão de Vacinação da Alemanha (STIKO) não recomenda a vacinação de pessoas com mais de 65 anosa com a fórmula desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. A informação foi divulgada pela Agência France Press (AFP).
A falta de estudos clínicos em idosos é a principal justificativa para a não recomendação do imunizante entre esta faixa etária. “A vacina Covid-19 da AstraZeneca é atualmente recomendada apenas para pessoas com idade entre 18 e 64 anos”, escreveram os especialistas em documento enviado ao Ministério da Saúde da Alemanha.
De acordo com o texto, “os dados atualmente disponíveis são insuficientes para avaliar a eficácia das vacinas em pessoas com mais de 65 anos”.
Procurada pelo Metrópoles, a assessoria de imprensa da AstraZeneca afirmou que a informação de que a vacina produzida pela empresa teria eficácia de 8% em adultos com mais de 65 está incorreta.
“No Reino Unido, o Joint Committee on Vaccination and Imunization, um comitê consultivo de especialistas independentes que assessora os departamentos de saúde do Reino Unido sobre imunização, apoiou o uso nesta população e o órgão regulador de saúde do Reino Unido (MHRA – The Medicines and Healthcare products Regulatory Agency) incluiu este grupo sem ajuste de dose na autorização para o fornecimento de uso emergencial”, afirmou a companhia.
Em novembro de 2020, testes preliminares feitos pela AstraZeneca e publicados na revista científica The Lancet mostraram que a vacina teria demonstrado segurança e forte resposta imunológica em adultos de todas as idades, incluindo idosos com mais de 70 anos. “Os dados demonstraram que adultos mais velhos mostraram fortes respostas imunológicas à vacina, com 100% dos adultos mais velhos gerando anticorpos específicos após a segunda dose”, afirmou a nota.