Além da pizza: estudo revela que orégano pode conservar carnes
A descoberta foi feita por pesquisadores da USP. O extrato da erva obteve bons resultados em testes com hambúrgueres e linguiças
atualizado
Compartilhar notícia
Conhecido como um dos principais ingredientes da pizza, o orégano ganhou uma nova função além de dar sabor à comida. Segundo estudo feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), a erva também é um poderoso antioxidante e pode ser usada como conservante natural de carnes, evitando o uso de compostos industrializados.
Os testes foram feitos com 13 ervas em hambúrguer congelado cru, hambúrguer refrigerado e linguiça cozida. O orégano foi a planta que apresentou melhores resultados, mas, para alcançar a mesma efetividade dos produtos para conservar carnes, deve ser usado na forma de extrato, para expor os compostos bioativos, e em quantidade de 12 a 20 vezes maior.
Em entrevista ao Jornal da USP, a pesquisadora Rafaella de Paula Paseto Fernandes, que é doutora em engenharia de alimentos e lidera o estudo, explica que, além de ser uma maneira mais saudável de conservar carnes, o orégano também tem influência na oxidação dos lipídios das proteínas, tornando o produto melhor do que aquele com produtos artificiais de conserva.