Além da Covid: conheça 7 doenças que você pode evitar lavando as mãos
Na sexta-feira (5/5), é clelebrado o Dia Mundial da Higienização das Mãos. Infectologista destaca a importância do ato para a saúde
atualizado
Compartilhar notícia
As mãos são os membros que mais levam agentes infecciosos, como vírus e bactérias, para o organismo humano. Portanto, higienizá-las antes de manipular alimentos ou coçar o olho, por exemplo, é imprescindível para evitar diversas doenças.
A infectologista Flávia Cohen, especialista em saúde integrativa da clínica FVC, no Rio de Janeiro, lembra que a pandemia de Covid-19 mostrou como o hábito de lavar as mãos pode ser o grande diferencial na propagação de uma doença. “Tocamos nossos olhos, narizes e bocas com mais frequência do que pensamos”, diz.
Nesta sexta-feira (5/5), é celebrado o Dia Mundial da Higienização das Mãos. A data foi instituída para conscientizar as pessoas sobre a importância de manter as mãos limpas. A infectologista destaca as patologias que podem ser evitadas com o ato, como:
1. Conjuntivite
A conjuntivite ocorre devido à inflamação da camada mais fina e transparente que cobre a superfície interna da pálpebra. A condição pode ser classificada em vários tipos, mas as infecciosas são as mais frequentes e podem ser prevenidas ao lavar as mãos.
2. Catapora
A catapora é causada pelo vírus varicela-zóster. Ela é mais comum em crianças, e seu curso geralmente é leve. No entanto, quando os adultos a contraem, podem apresentar quadros mais graves.
“A transmissão do vírus é realizada pelo contato direto entre as pessoas, seja pela pele ou por secreções respiratórias. O varicela-zóster também contamina mãos e superfícies”, orienta a especialista.
3. Giardíase
A giardíase é uma infecção do intestino delgado causada por parasitas da família Giardia. A ingestão de água contaminada com cistos do parasita ou o contato direto com uma pessoa que está com o protozoário nas mãos causam infecção. Portanto, a higiene das mãos e o saneamento ambiental são fatores determinantes para limitar a transmissão.
4. Pneumonia
“As infecções respiratórias, incluindo a pneumonia, são algumas das principais causas de morte em crianças com menos de 5 anos. Felizmente, há evidências que comprovam a eficácia da lavagem das mãos com água e sabão como um método efetivo para preveni-las”, explica a médica.
5. Rotavírus
O rotavírus é transmitido através de matéria fecal, no toque entre mão e boca, através do contato com superfícies contaminadas ou pelo ar do ambiente, se contiver gotículas de saliva infectadas, eliminadas pela tosse ou espirro.
6. Mononucleose
“Conhecida como a doença do beijo, a mononucleose não é transmitida apenas por meio dos lábios, mas é verdade que a mucosa é a principal culpada. Porém, objetos manuseados por uma pessoa infectada também podem ser meios de infecção”, explica a especialista.
7. Hepatite A
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hepatite A é um vírus transmitido quando alguém não lava as mãos depois de usar o banheiro e antes de manipular alimentos. Por isso, é comum ouvir falar em surtos da doença entre pessoas que frequentaram algum restaurante que não segue as regras de higiene.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.