metropoles.com

Além da Covid: conheça 7 doenças que você pode evitar lavando as mãos

Na sexta-feira (5/5), é clelebrado o Dia Mundial da Higienização das Mãos. Infectologista destaca a importância do ato para a saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Criança lavando as mãos
1 de 1 Criança lavando as mãos - Foto: Getty Images

As mãos são os membros que mais levam agentes infecciosos, como vírus e bactérias, para o organismo humano. Portanto, higienizá-las antes de manipular alimentos ou coçar o olho, por exemplo, é imprescindível para evitar diversas doenças.

A infectologista Flávia Cohen, especialista em saúde integrativa da clínica FVC, no Rio de Janeiro, lembra que a pandemia de Covid-19 mostrou como o hábito de lavar as mãos pode ser o grande diferencial na propagação de uma doença. “Tocamos nossos olhos, narizes e bocas com mais frequência do que pensamos”, diz.

Nesta sexta-feira (5/5), é celebrado o Dia Mundial da Higienização das Mãos. A data foi instituída para conscientizar as pessoas sobre a importância de manter as mãos limpas. A infectologista destaca as patologias que podem ser evitadas com o ato, como:

1. Conjuntivite

A conjuntivite ocorre devido à inflamação da camada mais fina e transparente que cobre a superfície interna da pálpebra. A condição pode ser classificada em vários tipos, mas as infecciosas são as mais frequentes e podem ser prevenidas ao lavar as mãos.

2. Catapora

A catapora é causada pelo vírus varicela-zóster. Ela é mais comum em crianças, e seu curso geralmente é leve. No entanto, quando os adultos a contraem, podem apresentar quadros mais graves.

“A transmissão do vírus é realizada pelo contato direto entre as pessoas, seja pela pele ou por secreções respiratórias. O varicela-zóster também contamina mãos e superfícies”, orienta a especialista.

3. Giardíase

A giardíase é uma infecção do intestino delgado causada por parasitas da família Giardia. A ingestão de água contaminada com cistos do parasita ou o contato direto com uma pessoa que está com o protozoário nas mãos causam infecção. Portanto, a higiene das mãos e o saneamento ambiental são fatores determinantes para limitar a transmissão.

4. Pneumonia

“As infecções respiratórias, incluindo a pneumonia, são algumas das principais causas de morte em crianças com menos de 5 anos. Felizmente, há evidências que comprovam a eficácia da lavagem das mãos com água e sabão como um método efetivo para preveni-las”, explica a médica.

5. Rotavírus

O rotavírus é transmitido através de matéria fecal, no toque entre mão e boca, através do contato com superfícies contaminadas ou pelo ar do ambiente, se contiver gotículas de saliva infectadas, eliminadas pela tosse ou espirro.

6. Mononucleose

“Conhecida como a doença do beijo, a mononucleose não é transmitida apenas por meio dos lábios, mas é verdade que a mucosa é a principal culpada. Porém, objetos manuseados por uma pessoa infectada também podem ser meios de infecção”, explica a especialista.

7. Hepatite A

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hepatite A é um vírus transmitido quando alguém não lava as mãos depois de usar o banheiro e antes de manipular alimentos. Por isso, é comum ouvir falar em surtos da doença entre pessoas que frequentaram algum restaurante que não segue as regras de higiene.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?