metropoles.com

Além da Covid-19, OMS respondeu a outras 60 emergências de saúde em 2020

A pandemia de coronavírus foi a que mais chamou atenção, no entanto, outras situações graves foram atendidas ao redor do mundo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
SOPA Images/Getty Images
ebola
1 de 1 ebola - Foto: SOPA Images/Getty Images

O ano de 2020 está sendo marcado pela maior emergência de saúde pública do último século. Porém, apesar de a pandemia de coronavírus ter monopolizado as notícias, ela não foi a única situação grave dos últimos 12 meses.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a entidade atendeu até agora 60 emergências em 2020. Entre a epidemia de Ebola na República Democrática do Congo e os incêndios em campos de refugiados na Grécia, pessoas de várias partes do mundo foram auxiliadas.

Doenças conhecidas dos brasileiros, como chikungunya e febre amarela foram responsáveis por acender o alerta internacional ao surgirem em Chade, no Togo e no Gabão. A epidemia de sarampo em vários países também exigiu esforços da agência internacional de promoção à saúde.

No site da OMS, outros surtos listados são os dos vírus Mayaro, Oropouche e da febre amarela, na Guiana Francesa; MERS, na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Qatar; dengue, no Chile, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, Saint-Martin e Saint-Barthélemy.

Até o Brasil aparece na lista, com um surto de H1N2, uma variante do vírus influenza.

Porém, há notícias positivas: depois de 18 meses, o surto de ebola no Congo, o segundo maior da história, foi controlado — apesar de ter acontecido ao mesmo tempo que a maior epidemia de sarampo que o país já viu, tudo isso enquanto o coronavírus ameaçava a população. Há, agora, um segundo surto de ebola que demanda atenção da OMS.

O continente africano também foi considerado livre da poliomielite selvagem em 2020. A agência também elogia o esforço internacional contra a Covid-19: “Vimos este ano que países com uma infraestrutura robusta de resposta às emergências de saúde conseguiram agir rapidamente para controlar a pandemia de Covid-19”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?