Alectomia: entenda procedimento que causou necrose no nariz de goiana
Esteticista teve necrose e perdeu parte do nariz após realizar uma alectomia. Especialista diz o que pode dar errado e quais são os cuidados
atualizado
Compartilhar notícia
Uma goiana de 27 anos compartilhou recentemente no TikTok que teve uma necrose e perdeu parte do nariz após passar por um procedimento estético. Trata-se da alectomia, cirurgia feita para afinar o nariz.
De baixa complexidade, a alectomia é considerada um refinamento da rinoplastia. A médica dermatologista e especialista em medicina estética Barbara Carneiro explica que o procedimento pode ser realizado isoladamente ou como parte de uma rinoplastia completa.
“A alectomia consiste em fazer a ressecção, removendo um fragmento da pele das laterais das narinas, para reduzir a abertura ao retirar o excesso de tecido. Em seguida, será feito o reposicionamento dos tecidos”, esclarece.
A cirurgia é indicada para pacientes que desejam afinar o nariz. “A única alternativa permanente para afinamento de nariz é a rinoplastia, que sempre deve ser realizada em centro cirúrgico e por um médico cirurgião plástico”, destaca Barbara.
Riscos da alectomia
O nariz tem uma função primordial: permitir nossa respiração. Ao estreitar as asas nasais sem dar suporte para parede lateral do nariz, há o risco de deixar as narinas pequenas e prejudicar a passagem de ar, como expõe a especialista.
É preciso ter extremo cuidado, já que em caso de complicações do procedimento, como necrose, não é possível corrigir todos os danos. “Mesmo fazendo intervenções cirúrgicas como enxerto. Pode melhorar, mas jamais corrigir tanto os dados estéticos como os funcionais”, adverte Barbara.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.