metropoles.com

Alectomia: entenda procedimento que causou necrose no nariz de goiana

Esteticista teve necrose e perdeu parte do nariz após realizar uma alectomia. Especialista diz o que pode dar errado e quais são os cuidados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
cirurgia plastica nariz necrose goias (2)
1 de 1 cirurgia plastica nariz necrose goias (2) - Foto: Arquivo pessoal

Uma goiana de 27 anos compartilhou recentemente no TikTok que teve uma necrose e perdeu parte do nariz após passar por um procedimento estético. Trata-se da alectomia, cirurgia feita para afinar o nariz.

De baixa complexidade, a alectomia é considerada um refinamento da rinoplastia. A médica dermatologista e especialista em medicina estética Barbara Carneiro explica que o procedimento pode ser realizado isoladamente ou como parte de uma rinoplastia completa.

“A alectomia consiste em fazer a ressecção, removendo um fragmento da pele das laterais das narinas, para reduzir a abertura ao retirar o excesso de tecido. Em seguida, será feito o reposicionamento dos tecidos”, esclarece.

A cirurgia é indicada para pacientes que desejam afinar o nariz. “A única alternativa permanente para afinamento de nariz é a rinoplastia, que sempre deve ser realizada em centro cirúrgico e por um médico cirurgião plástico”, destaca Barbara.

Riscos da alectomia

O nariz tem uma função primordial: permitir nossa respiração. Ao estreitar as asas nasais sem dar suporte para parede lateral do nariz, há o risco de deixar as narinas pequenas e prejudicar a passagem de ar, como expõe a especialista.

É preciso ter extremo cuidado, já que em caso de complicações do procedimento, como necrose, não é possível corrigir todos os danos. “Mesmo fazendo intervenções cirúrgicas como enxerto. Pode melhorar, mas jamais corrigir tanto os dados estéticos como os funcionais”, adverte Barbara.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?