Alagoas tem 1º casamento de pessoas com síndrome de Down do estado
Juliana e Júnior se conheceram em 2017. Familiares acreditam que a união servirá de exemplo para outros pais e para a sociedade
atualizado
Compartilhar notícia
Um momento especial. Na última quinta-feira (18/1) ocorreu o primeiro casamento de pessoas com síndrome de Down de Alagoas. Juliana Karen, de 36 anos e Júnior, 41, subiram ao altar na presença de amigos e familiares.
A história do casal começou quando eles se conheceram em uma festa de Halloween, em 2017. O planejamento do noivado começou em dezembro de 2019, quando Júnior pediu Juliana em casamento em uma festa surpresa.
A Instituto Amor 21 é uma das principais responsáveis por essa união. Lá, ambos são assistidos com cursos de qualificação para ingressar no mercado de trabalho, onde também participam de atividades coletivas, como a dança, o que fez o casal se aproximar ainda mais.
A presidente do Instituto, Neyla Sabino, enfatizou o quanto essa união servirá de exemplo para outros pais e para a sociedade. “Aqui, no Amor 21, nós trabalhamos em prol da independência das pessoas com Síndrome de Down, mas também para mostrar que eles podem e devem ter uma vida normal. Que com o suporte necessário, podem se desenvolver profissionalmente, namorar, casar e até construir suas próprias família”, disse.
Além disso, a mãe do noivo, Fátima Vieira, reforçou o simbolismo do casamento ser o primeiro entre casais com síndrome de Down no estado. “Uma verdadeira alegria que nós estamos compartilhando junto com essas famílias. As crenças limitantes devem ser extintas da nossa sociedade e dar lugar ao amor pelo próximo e o incentivo”, pontuou.
Leia a matéria completa no portal Gazeta Web, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!