Agulha de acupuntura alojada no cérebro provoca aneurisma em paciente
Agulha se movimentou no cérebro e rompeu uma artéria do homem, levando a uma grave hemorragia no órgão
atualizado
Compartilhar notícia
Um chinês de 74 anos foi levado às pressas ao hospital com sintomas semelhantes aos de um rompimento de um aneurisma cerebral. Ele estava com a consciência alterada e não respondia à família.
A hemorragia cerebral pela qual o paciente passava foi causada por uma agulha de acupuntura.
Durante os exames de imagem, os médicos encontraram a agulha fina, de cerca de 1 centímetro de comprimento, no interior da artéria que estava liberando sangue no cérebro. O aneurima é uma dilatação anormal de uma artéria, quando se rompe provoca hemorragia. Os sintomas são súbita perda de consciência, letargia e desorientação.
Tratamento no início dos anos 2000
O mesmo paciente havia feito um tratamento para dor de cabeça com acupuntura nos anos 2000. A hipótese dos médicos é de que, pela posição da agulha, ela se quebrou durante o tratamento e foi absorvida perto das pálpebras, entrando na artéria cerebral média direita, que leva sangue para o interior do olho.
Esse é o primeiro caso conhecido da medicina em que uma agulha de acupuntura foi parar dentro do crânio de um paciente. Os médicos tiveram de fazer uma cirurgia para removê-la e conter o sangramento.
O procedimento realizado foi descrito pela equipe médica em um artigo para a Medical Case Reports, publicado em 1º de fevereiro. Além de retirar o objeto pontiagudo, eles restauraram as artérias rompidas com microgrampos e limparam a área do órgão que ficou sem fornecimento de sangue.
Entretanto, o paciente desenvolveu uma infecção pulmonar grave após o procedimento, “possivelmente precipitada pela anestesia”, escrevem os médicos, que resultou em sua morte 3 semanas após a cirurgia.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!