Água com sal combate coronavírus? Cientistas iniciam estudo para descobrir
A receita caseira já circulou na internet como possível método para amenizar a Covid-19 mas, por enquanto, não há evidências sobre isso
atualizado
Compartilhar notícia
Cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, buscam informações para descobrir se o simples ato de lavar o nariz e fazer gargarejos com soro fisiológico caseiro (solução salina hipertônica) ajuda os pacientes da Covid-19 com sintomas leves a se recuperarem mais rápido.
De acordo com os pesquisadores, estudos anteriores mostraram que pessoas com infecções respiratórias superiores passaram a ter tosses menos graves, menos congestão e resfriados mais curtos ao praticar gargarejos regulares com água salgada.
Esses pacientes também recorreram menos ao uso de outros medicamentos e eram menos contagiosos do que pessoas que não fizeram gargarejos.
“Não sabemos se esse mesmo benefício também será observado naqueles com suspeita ou confirmação de Covid-19. Este estudo nos ajudará a descobrir se os gargarejos com água salgada são úteis”, informa o site da universidade. No momento, a instituição recruta voluntários adultos que vivam na Escócia e tenham sintomas ou diagnóstico de Covid-19.
No início da pandemia uma mensagem que sugeria os gargarejos circulou em redes sociais do Brasil, mas o Ministério da Saúde desmentiu o conteúdo, afirmando que “até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo coronavírus”.