metropoles.com

Água com limão: o que acontece com o corpo se você toma diariamente

O consumo diário da água com limão oferece diversos benefícios ao organismo, uma vez que a fruta é rica em nutrientes

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Homem espreme limão em copo de água com limão - Metrópoles
1 de 1 Homem espreme limão em copo de água com limão - Metrópoles - Foto: Getty Images

Beber um copo de água com limão todos os dias, logo pela manhã, é um dos rituais de bem-estar mais simples e populares. O hábito oferece muitos benefícios à saúde.

O limão é uma fruta rica em antioxidantes e anti-inflamatórios, com propriedades que melhoram a hidratação do organismo e fortalecem o sistema imunológico, por exemplo.

“O limão, seja puro ou com água, é ótimo para o organismo. A fruta é rica em vitamina C, que estimula o colágeno e melhora a imunidade”, afirma a nutricionista Beatriz Fausto, que atende em Brasília. Ela acrescenta ainda que a ingestão não precisa ser em jejum, uma vez que as vantagens são obtidas em qualquer horário.

A receita é simples: basta misturar um copo de 200 mL de água com metade de um limão espremido, sem adoçar.

A nutricionista acrescenta que, para obter todos os benefícios proporcionados pela água com limão, o ideal é que o consumo do líquido seja diário.

Saiba quais são os principais benefícios de tomar água com limão diariamente:

Fortalece o sistema imunológico

A grande concentração de vitamina C do suco do limão é excelente para o sistema de defesa do organismo. A fruta também é fonte de vitamina B, cálcio, ferro, magnésio e potássio. Esses nutrientes são importantes para o bom funcionamento do organismo.

Melhora o humor

O limão tem função ansiolítica, ou seja, combate a ansiedade e deixa o indivíduo menos nervoso. Quem toma água com limão diariamente vai notar em pouco tempo uma melhora no humor.

Água com limão
O shot de água com limão ajuda a turbinar a imunidade

 

Melhora a hidratação

Ao aderir ao hábito, o indivíduo tende a melhorar o nível de hidratação do corpo. Como consequência, pode ocorrer uma redução na frequência de dores de cabeça e uma melhora no trânsito intestinal.

Menor risco de cálculos renais

Uma das causas para a formação de pedras nos rins é a falta de citrato na urina. A substância pode ser encontrada em frutas cítricas, como o limão. Além disso, a ingestão de água adequada dificulta a formação de pedras nos rins.

Melhora a digestão

Segundo Beatriz, beber água com limão em jejum também melhora a digestão. A bebida estimula os receptores das células S, localizadas no intestino delgado, que estimulam o funcionamento do pâncreas.

Contraindicações

De acordo com a nutricionista Beatriz Fausto, o consumo diário de água com limão não é indicado para pessoas que tenham esofagite ou gastrite. Alguns dentistas recomendam que o consumo da água com limão não seja feito em jejum para evitar que prejudique o esmalte dos dentes.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?