metropoles.com

Saiba o que acontece com o corpo ao tomar água com limão todos os dias

É possível perceber benefícios ao incluir um copo de água com limão na rotina, mas é preciso estar atento também às contraindicações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JGI/Jamie Grill/Getty Images
Água com limão
1 de 1 Água com limão - Foto: JGI/Jamie Grill/Getty Images

Beber água com limão espremido é um truque de saúde adotado por várias pessoas graças aos benefícios que a fruta pode trazer à saúde.

O limão é rico em vitamina C e outros antioxidantes e anti-inflamatórios, por isso os nutricionistas afirmam que ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, a acidez facilita a digestão de alimentos gordurosos, o que pode ajudar no controle do peso.

De olho nesses benefícios, a água com limão passou a fazer parte do dia a dia de vários brasileiros. Alguns incluem a bebida na rotina logo após acordar, ainda em jejum. Outros preferem tomá-la pouco antes de outras refeições principais, como o almoço. A receita é a mesma para ambos: mistura de metade de um limão espremido com 200 ml de água.

“A água com limão traz diversos benefícios à saúde quando é consumida diariamente, desde que com moderação e respeitando as necessidades individuais. Ela estimula a produção de enzimas digestivas, auxiliando na digestão, e pode ajudar na hidratação e regulação intestinal”, diz a nutricionista Leticia Vieira, do grupo Mantevida, em Brasília (DF).

A água com limão estimula o funcionamento do pâncreas e melhora indiretamente toda a digestão: o órgão produz o suco pancreático, que atua na digestão de lipídios, carboidratos e proteínas.

Homem espreme limão em copo de água com limão - Metrópoles
Temperatura da água com limão altera as propriedades da bebida

Morna ou fria?

A temperatura da bebida também pode ser ajustada ao objetivo: ao usar a água morna com limão, a mistura estimula ainda mais o sistema digestivo e pode ser preparada com a fervura também das cascas, o que aumenta a quantidade de limoneno, composto que modula a microbiota intestinal.

Já a água com limão fria ou em temperatura ambiente é mais refrescante, o que pode estimular o consumo e, consequentemente, melhorar a hidratação.

Cuidados e contraindicações da água com limão

Apesar de ser uma opção saudável, a bebida não é milagrosa. “Muita gente recorre a ela como se levasse ao emagrecimento, mas, na verdade, ela é apenas uma peça em um quebra-cabeças. Só a redução de calorias consumidas pode de fato levar à perda de peso”, alerta a nutricionista Cris Ribas Esperança, do Instituto Giulliano Esperança, em São Paulo.

Pessoas com gastrite, refluxo ou úlcera devem evitar o consumo frequente devido à acidez. A bebida também pode afetar o esmalte dos dentes. Em entrevista anterior ao Metrópoles, o dentista Luiz Eduardo Estevão ensinou que, para evitar o problema, o recomendado é fazer um bochecho ou escovar os dentes após a ingestão da bebida.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?