metropoles.com

Água com limão: pessoas com problemas de estômago podem tomar?

Fruta é ótima fonte de saúde. Especialistas desmentem mito de que a água com limão pode piorar os sintomas dos problemas de estômago

atualizado

Compartilhar notícia

GettyImages
Imagem de mulher de camisa branca e calça azul segurando a barriga com as duas mãos - Metrópoles
1 de 1 Imagem de mulher de camisa branca e calça azul segurando a barriga com as duas mãos - Metrópoles - Foto: GettyImages

O consumo regular da água com limão pode oferecer muitos benefícios à saúde, mas algumas pessoas ainda se privam deles por medo de que a fruta ácida provoque problemas no estômago ou agrave quadros já existentes de gastrite, por exemplo.

Mas aqui vai uma boa notícia: esta crença é apenas um mito. “O limão não tem a capacidade de corroer ou lesar diretamente a parede do estômago”, afirma o gastroenterologista Lucas Nova, do Hospital Brasília.

O médico explica que o pH gástrico do ser humano é muito mais ácido do que o de qualquer alimento cítrico, incluindo o limão. Por isso, o seu consumo não seria capaz de prejudicar a saúde estomacal.

Os pacientes com gastrite sofrem constantemente de dispepsia, com a sensação de azia, má digestão, dor no estômago, sensação de empachamento e desconforto na parte superior do abdômen.

Uma parcela desses indivíduos pode sentir piora do desconforto com o consumo do limão, mas não é uma regra, segundo Nova.

“Para os pacientes que já fazem o uso da água com limão e não têm sintomas, não há problema em continuar. Agora, se esse é um paciente que quando bebe o suco de limão sente que piora a azia, a sensação de queimação e o desconforto no estômago, então ele deve suspender o uso do alimento”, pondera o gastroenterologista.

A gastroenterologista Zuleica Barrio, do Hospital Brasília unidade de Águas Claras, explica que a medida de quanto consumir depende da tolerância de cada indivíduo em relação ao limão. “Caso a pessoa se sinta bem, pode usar. Caso contrário, é melhor evitar”, afirma.

Fonte de nutrientes

O limão é um alimento rico em vitamina C, citrato, vitaminas do complexo B e flavonoides, nutrientes com ação antioxidante e bastante positivos para a imunidade. Alguns estudos mostram que ele pode reduzir o risco de desenvolvimento de pedras nos rins.

“Além disso, é um aliado para aumentar o consumo de líquidos para pacientes que têm dificuldade em beber água”, afirma a nutricionista Thayanne Neiva, da clínica Tivolly, em Brasília

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?