Água com limão: pessoas com problemas de estômago podem tomar?
Fruta é ótima fonte de saúde. Especialistas desmentem mito de que a água com limão pode piorar os sintomas dos problemas de estômago
atualizado
Compartilhar notícia
O consumo regular da água com limão pode oferecer muitos benefícios à saúde, mas algumas pessoas ainda se privam deles por medo de que a fruta ácida provoque problemas no estômago ou agrave quadros já existentes de gastrite, por exemplo.
Mas aqui vai uma boa notícia: esta crença é apenas um mito. “O limão não tem a capacidade de corroer ou lesar diretamente a parede do estômago”, afirma o gastroenterologista Lucas Nova, do Hospital Brasília.
O médico explica que o pH gástrico do ser humano é muito mais ácido do que o de qualquer alimento cítrico, incluindo o limão. Por isso, o seu consumo não seria capaz de prejudicar a saúde estomacal.
Os pacientes com gastrite sofrem constantemente de dispepsia, com a sensação de azia, má digestão, dor no estômago, sensação de empachamento e desconforto na parte superior do abdômen.
Uma parcela desses indivíduos pode sentir piora do desconforto com o consumo do limão, mas não é uma regra, segundo Nova.
“Para os pacientes que já fazem o uso da água com limão e não têm sintomas, não há problema em continuar. Agora, se esse é um paciente que quando bebe o suco de limão sente que piora a azia, a sensação de queimação e o desconforto no estômago, então ele deve suspender o uso do alimento”, pondera o gastroenterologista.
A gastroenterologista Zuleica Barrio, do Hospital Brasília unidade de Águas Claras, explica que a medida de quanto consumir depende da tolerância de cada indivíduo em relação ao limão. “Caso a pessoa se sinta bem, pode usar. Caso contrário, é melhor evitar”, afirma.
Fonte de nutrientes
O limão é um alimento rico em vitamina C, citrato, vitaminas do complexo B e flavonoides, nutrientes com ação antioxidante e bastante positivos para a imunidade. Alguns estudos mostram que ele pode reduzir o risco de desenvolvimento de pedras nos rins.
“Além disso, é um aliado para aumentar o consumo de líquidos para pacientes que têm dificuldade em beber água”, afirma a nutricionista Thayanne Neiva, da clínica Tivolly, em Brasília
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.