Água com limão morna ou gelada? Nutricionistas explicam a diferença
A água com limão deve ser ingerida quente ou gelada? Saiba os benefícios da bebida sob diferentes temperaturas
atualizado
Compartilhar notícia
Beber água com limão diariamente se tornou uma prática amplamente adotada por quem busca um estilo de vida mais saudável. Rica em vitamina C e antioxidantes, a mistura pode trazer benefícios à digestão melhorada e um fortalecimento do sistema imunológico.
“O limão é uma fruta cítrica, cheia de propriedades anti-inflamatórias, mas por seu sabor ácido muitas vezes não conseguimos ingerí-lo, então tomar o sumo diluído em água é uma ótima alternativa. Como a receita é simples, apenas espremer meio limão para cada 200 ml de água torna os benefícios da fruta mais acessíveis. É uma mistura que recomendo muito”, diz a nutricionista Patrícia Leite, do Rio de Janeiro.
Há, porém, uma questão que frequentemente divide os adeptos: qual a temperatura ideal da água para extrair o máximo de seus benefícios: morna ou gelada?
A escolha da temperatura da água não é irrelevante: ela pode influenciar a forma como os benefícios do limão são absorvidos. A água morna, por exemplo, é conhecida por estimular o sistema digestivo mais intensamente, enquanto a gelada parece melhorar a hidratação e queima calórica.
“A temperatura da água pode variar de acordo com o objetivo de quem faz uso da bebida. De forma resumida, se estiver morna, ela pode estimular mais intensamente o sistema digestivo. Já a água com limão em temperatura ambiente ou fria, por ser uma ótima opção refrescante, ajuda a hidratar”, afirma a nutricionista Leticia Vieira, do grupo Mantevida, em Brasília (DF).
Benefícios da água com limão morna
A bebida morna é popular por seu efeito calmante, resultado da temperatura levemente aquecida. Além disso, acredita-se que a temperatura elevada favoreça a liberação dos ácidos e fibras da fruta na bebida, responsáveis por estimular o pâncreas.
A reação facilita a digestão especialmente dos alimentos gordurosos e das proteínas. O benefício, porém, só é observado nos casos em que a mistura é tomada pouco antes das grandes refeições.
Patrícia destaca, porém, que é preciso ter cuidado com a ingestão da bebida aquecida em jejum pela manhã (muito frequente entre os adeptos), por um potencial efeito laxativo que estimula a movimentação do intestino.
A água com limão aquecida também parece favorecer a liberação dos antioxidantes e anti-inflamatórios naturais do limão, o que tornaria seus benefícios à imunidade ainda mais evidentes.
Benefícios da água com limão gelada
Já a água com limão gelada pode ser mais vantajosa para quem quer queimar calorias, já que o corpo gasta energia para ajustar a temperatura de alimentos que são ingeridos gelados.
A temperatura baixa também é associada a uma sensação refrescante e pode estimular a ingestão de líquidos em maior volume do que os chás e bebidas mornas. A mistura com limão também possui ácidos e vitaminas, como os observados na água morna, mas aparentemente menos ativados que na versão aquecida.
Ainda assim, não há estudos conclusivos que comprovem superioridade de uma temperatura sobre a outra, o que torna a escolha uma questão de preferência pessoal.
Contraindicações
Em entrevista anterior ao Metrópoles, a nutricionista Paula Uessugue, conselheira do Conselho Regional de Nutrição da 1ª Região, destacou as contraindicações da bebida: a mistura com limão não é indicada para pessoas que apresentem alterações gástricas ou que sentem desconforto com alimentos cítricos.
“O excesso também deve ser evitado. Vale lembrar que não existe efeito milagroso: o consumo deverá estar associado à melhora do estilo de vida, com a prática regular de exercícios físicos, bem como uma alimentação equilibrada”, observa.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!