Especialistas esclarecem se pode beber água com limão em jejum
A mistura de água com limão traz efeitos benéficos no organismo, mas é preciso alguns cuidados para que não haja prejuízos à saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Beber água com limão espremido é um truque de saúde adotado por várias pessoas, incluindo celebridades como a modelo Gisele Bündchen.
A fruta cítrica ajuda a aumentar a imunidade e facilita a digestão, entre outras vantagens. No entanto, a mistura é ácida e, essa característica pode ser prejudicial em alguns casos.
Nutricionistas apontam que o consumo de água com limão em jejum pode fazer mal ao estômago se for recorrente. “Para algumas pessoas, beber a mistura de água com limão espremido pode provocar indigestão ou dar sensação de azia, o que não ocorre com tanta intensidade quando a ingestão é com outros alimentos”, aponta o nutricionista Alessandro Mascarenhas, que atende em Belo Horizonte (MG).
Segundo ele, a água com limão em jejum aumenta o risco de refluxo, pois a acidez natural do estômago é agravada pela bebida. “Os benefícios da água com limão podem ser obtidos em qualquer horário de ingestão: não é necessário tomar o copo logo ao acordar, como muitos acreditam”, aponta.
O nutricionista Felipe Marangon, da Premiere Training Gym, acrescenta que a água com limão em jejum é, particularmente, prejudicial para pessoas que têm gastrite ou outras condições estomacais. No entanto, até mesmo aqueles sem condições prévias podem desenvolvê-las se o consumo de água com limão de barriga vazia for recorrente.
“O ideal é beber água com limão apenas em momentos próximos às refeições para obter o máximo de seus benefícios sem colocar a saúde estomacal em risco”, explica Marangon.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!