Água com limão estraga os dentes? Dentista esclarece dúvida
Hábito adotado por quem quer emagrecer ou aumentar a imunidade, consumo de água com limão pode prejudicar a saúde bucal, se houver excesso
atualizado
Compartilhar notícia
O hábito de tomar um copo de água com limão no início do dia é um truque de bem-estar adotado por muitas pessoas com o objetivo de melhorar o funcionamento do organismo.
Os benefícios anti-inflamatórios, antioxidantes e metabólicos da bebida são bastante conhecidos, mas há desvantagem que deve ser levada em consideração.
Dentistas alertam que a água com limão pode ser prejudicial à saúde dos dentes. “Embora a mistura seja um excelente antioxidante e faça bem ao corpo de maneira geral, o consumo frequente desmineraliza o esmalte dos dentes, por causa de sua acidez”, explica o dentista Luiz Eduardo Estevão, que atende em Brasília.
Devido ao ácido do limão, o esmalte se desgasta e o dente fica mais suscetível ao aparecimento de pequenas erosões que aumentam as chances de cáries ou de inflamações na boca.
Nos casos mais graves, pode ocorrer uma abfração dentária – situação na qual a base do dente fica comprometida devido à gravidade da erosão. Estevão aponta, porém, que o alerta não é uma proibição.
“Uma boa saída é fazer um bochecho depois de tomar a água com limão. Isso vai remover o excesso de ácido dos dentes. Outra solução é realizar uma escovação”, indica.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!