metropoles.com

Água com gás engorda? Veja mitos e verdades sobre a bebida gaseificada

Nutricionista destaca mitos e verdades sobre a água com gás, como o valor nutricional e a propriedade de saciedade da bebida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
stevanovicigor, Istock
Imagem colorida mostra copo de água com gás em cima de uma mesa - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra copo de água com gás em cima de uma mesa - Metrópoles - Foto: stevanovicigor, Istock

A água com gás tem se tornado uma escolha cada vez mais popular para aqueles que desejam abandonar o refrigerante. No entanto, o consumo da bebida ainda está cercado por dúvidas, que vão desde sua contribuição à saúde até o questionamento sobre se ela pode levar ao ganho de peso.

Para o nutricionista Isaac Nunes, que atende em Brasília, a água com gás hidrata tanto quanto a opção não gaseificada, mas alerta que o consumo não pode ser ilimitado. “Eu geralmente indico não passar de 1 litro da bebida por dia”, afirma.

Ele destaca outros mitos e verdades sobre a bebida, como:

1. Água com gás tem mais valor nutricional do que a água normal?

Mito. A água gaseificada tem o mesmo valor nutricional da água comum. “A única diferença nutricional é que algumas marcas da versão com gás possuem um pouco de sódio e alguns minerais, mas nada muito relevante, pois são quantidades muito baixas”, diz Nunes.

2. Água com gás faz mal para o estômago?

O consumo excessivo de água com gás, assim como de todos os outros líquidos gaseificados, pode causar problemas, mas é algo a ser analisado individualmente.

“É muito comum gerar desconforto abdominal ou gases durante boa parte do dia, porque o gás ingerido precisa sair por algum lugar. Então, alguns podem ter refluxo ou gastrite por conta do excesso do fluido”, destaca o nutricionista.

Água com gás derramando com limão no fundo branco - Metrópoles
Caso for comprar, opte pela água mineral naturalmente gaseificada

3. Água com gás dá mais saciedade?

A água com gás pode ser uma boa aliada no jornada de emagrecimento, já que ela oferece saciedade e impede que a pessoa coma demais. O gás ocupa partes do estômago e dá a sensação de satisfação. Outra contribuição é que muitas vezes as pessoas confundem a sede com a fome.

4. Água com gás pode prejudicar os dentes?

Bebidas gaseificadas, como refrigerantes, podem ter ação corrosiva, o que expõe a pessoa que bebe a problemas, como cáries. Contudo, não é o gás que causa os danos, e sim o açúcar e a acidez presentes no líquido. Então, caso a água não tenha esses componentes, ela não causará erosão nos dentes.

5. Água com gás melhora o paladar?

Na hora de experimentar cafés e vinhos, é comum que ofereçam um copinho de água com gás para limpar o paladar. No entanto, é apenas uma ilusão sensorial que dá percepção de adstringência. Com ela, as amostras de degustação parecerão mais suaves e menos ásperas ao paladar, mas isso normalmente ocorre apenas após o segundo gole.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?