metropoles.com

Água com gás é tão boa quanto a comum? Veja impactos no corpo

Água com gás pode ser uma boa alternativa para variar o cardápio, mas é preciso ter cuidado para não exagerar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Água com gás em copo com gelo na placa de madeira vintage
1 de 1 Água com gás em copo com gelo na placa de madeira vintage - Foto: Getty Images

Com ou sem gás? A pergunta feita em todos os restaurantes faz parecer que a água com gás é uma equivalente da bebida natural, mas isso não é verdade.

Existem dois tipos de água com gás: a naturalmente gaseificada, que costuma ser mais cara, e a versão artificial da bebida, que passa por um processo de inclusão de gás carbônico que pode alterar seu equilíbrio. Em ambos os casos, a água mineral gaseificada é hidratante e possui os mesmos micronutrientes da natural.

O nutricionista Alessandro Mascarenhas, docente do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera de Divinópolis (MG), esclarece que a água com gás é saudável, mas é preciso ter cuidado ao comparar as duas bebidas.

“A água com gás é ótima e muito saudável, mas são adicionados componentes não adequados para a fisiologia do nosso trato gastrointestinal. Bebendo com moderação, não há problema, mas é preciso evitar o consumo diário ou demasiado frequente”, explica o profissional.

A água mineral com gás tem micronutrientes variáveis a depender da composição da fonte de onde foi retirada, considerando a região, tipo de vegetação dos arredores e até mesmo o seu processo de obtenção e ou extração. Sais, compostos de enxofre e gases estão entre as substâncias que podem estar dissolvidas nas águas.

Benefícios da ingestão de água com gás

Embora de modo geral seja menos vantajosa ao organismo que a água natural, especialmente para pessoas que possuem gastrite ou problemas gástricos, a água com gás pode contribuir com o processo de emagrecimento por dar uma maior sensação de saciedade.

Além do gás carbônico que ajuda a dar uma sutil sensação de “preenchimento” do estômago, a água com gás costuma ser usada para substituir a ingestão de bebidas que são mais calóricas, como os refrigerantes e as bebidas alcoólicas, o que sempre é recomendado.

Mascarenhas também destaca que uma vantagem da água mineral gasosa é facilitar o trânsito do bolo alimentar do estômago para o intestino, devido aos movimentos do próprio gás. Entretanto, ele destaca que o ideal é fazer uma boa mastigação dos alimentos para triturá-los melhor antes de engoli-los.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?