Agnaldo Rayol: queda de idosos pode ser consequência da sarcopenia
A sarcopenia diminui a massa muscular, a força e, com isso, a qualidade de vida de pessoas idosas como Agnaldo Rayol, que tinha 86 anos
atualizado
Compartilhar notícia
Levantar-se da cama, tomar banho, se vestir, limpar a casa ou ir ao supermercado parecem tarefas simples, mas que podem se tornar difíceis ao envelhecer. O desafio é ainda maior para quem sofre com a sarcopenia.
O cantor Agnaldo Rayol morreu nesta segunda-feira (4/11), aos 86 anos, no seu apartamento em São Paulo. De acordo com a família, a morte ocorreu após uma queda durante a madrugada.
Segundo o Ministério da Saúde, todos os anos, 40% dos idosos com 80 anos ou mais sofrem com o mesmo problema, que pode ser fatal. E a sarcopenia é um fator agravante para esse tipo de acidente doméstico.
O que é sarcopenia
A síndrome se caracteriza pela perda de massa muscular com diminuição da força. Esses fenômenos, que são simultâneos, acontecem sem dar sinais. As causas estão relacionadas a fatores nutricionais, hormonais e de estilo de vida.
Com isso, é comum aumentar a incidência de desequilíbrios e quedas com consequências graves, como fraturas de fêmur e traumatismo craniano. O risco de fraturas fica ainda maior se considerarmos que existe uma estreita associação entre a sarcopenia e a osteoporose, aponta o médico Rafael Rondineli Ceregatti, do Hospital São Francisco de Mogi Guaçu.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!