metropoles.com

Agência reguladora da União Europeia recomenda uso de vacina Oxford/AstraZeneca

Imunizante contra Covid-19 ainda precisa ser autorizado pela Comissão Europeia antes de ser distribuído e aplicado nos 27 países do bloco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gareth Fuller – WPA Pool / Getty Images
ampola da vacina de oxford
1 de 1 ampola da vacina de oxford - Foto: Gareth Fuller – WPA Pool / Getty Images

Cerca de um mês depois de iniciar sua campanha de vacinação com o imunizante Pfizer/BioNTech, os países da União Europeia terão em breve uma nova vacina contra o coronavírus aprovada para uso. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) divulgou, em comunicado, nesta sexta-feira (29/1), que recomenda o uso da vacina Oxford/AstraZeneca nos países que integram o bloco. Antes de receber o sinal verde para aplicação, o medicamento precisará obter a autorização da Comissão Europeia.

De acordo com a agência europeia, o uso é recomendado para pessoas a partir de 18 anos de idade. Apesar dos fabricantes da vacina terem feito quatro ensaios clínicos para avaliar a segurança e a eficácia do imunizante, a EMA baseou suas diretrizes de uso com base em testes realizados no Brasil e no Reino Unido.

A agência europeia considerou a aplicação da vacina em duas doses padrão, com a segunda dose sendo aplicada de 4 a 12 semanas após a primeira. Os dados analisados pela EMA mostraram redução de 59,5% no número de casos sintomáticos de Covid-19 em pessoas que receberam a vacina em comparação com as pessoas que não receberam, percentual que representa a eficácia do imunizante.

Nos testes clínicos analisados, das 5.258 vacinadas, 64 tiveram Covid-19 assintomática. Entre o grupo não vacinado, formado por 5.210 pessoas, 154 foram infectados pelo Sars-CoV-2 e apresentaram sintomas.

Além da vacina desenvolvida pela Pfizer em parceria com a BioNTech, o imunizante fabricado pela Moderna também já foi liberado para uso na União Europeia. Somente na Hungria a vacina Oxford/AstraZeneca recebeu aprovação.

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?