Agência europeia aprova terceira dose da Pfizer para todos os adultos
Órgão equivalente à Anvisa sugere que a vacina seja aplicada seis meses após a segunda dose em pessoas saudáveis com mais de 18 anos
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência de Medicamentos Europeia (EMA) decidiu, nesta segunda-feira (4/10), aprovar a administração da terceira da dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em todos os adultos saudáveis. O público-alvo da campanha é composto por indivíduos com mais de 18 anos. O imunizante deve ser reaplicado seis meses após a segunda dose.
Pessoas vulneráveis deverão receber o reforço 28 dias depois da segunda dose. A vacina da Moderna também foi avaliada e aprovada para esse grupo, mas a agência ainda está analisando a aplicação em pessoas saudáveis.
Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:
Segundo a EMA, não há casos documentados de problemas cardíacos após a terceira dose, mas os especialistas da entidade seguem monitorando possíveis ocorrências.
A agência afirma que a decisão foi baseada em estudos que comprovam, após a dose de reforço, o aumento dos anticorpos em indivíduos entre 18 e 55 anos. Os especialistas, porém, explicam que não há pesquisas conclusivas sobre a efetividade da aplicação extra da vacina em pessoas com problemas no sistema imunológico.
Mesmo assim, a expectativa da EMA é que a nova política adotada ajude a salvar vidas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Centro Europeu de Controle de Doenças (ECDC) recomendam a administração da terceira dose apenas para idosos e pessoas imunossuprimidas. Apesar da sugestão, a decisão sobre a aplicação é responsabilidade dos governos locais.