metropoles.com

Aftas são comuns na quimioterapia. Tratamento com laser é alternativa

Laserterapia é indicada para pacientes com câncer que, como reação ao tratamento, estão apresentando muitas feridas na boca

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
metamorworks, Istock
laserterapia aftas
1 de 1 laserterapia aftas - Foto: metamorworks, Istock

A quimioterapia é o tratamento adotado para muitos casos de câncer. Os medicamentos administrados são essenciais para impedir a duplicação das células cancerígenas, mas têm efeitos colaterais sobre o organismo. A boca é uma das mucosas mais afetadas, por isso surgem aftas doloridas na parte de cima, no lado interno dos lábios, das bochechas e na língua.

As aftas são pequenos processos inflamatórios que surgem na boca, em formato oval, nas cores branca e amarela, rodeados por uma área avermelhada. Apesar de pequenas, elas são muito desconfortáveis. No caso de pacientes com câncer, as aftas podem atrapalhar na hora de comer e engolir.  

A dentista Ianara Pinho explica que é preciso tratar exclusivamente as feridas para evitar outras infecções, pois a tendência dos pacientes com câncer é apresentar baixa imunidade durante o tratamento. Segundo ela, a laserterapia é uma boa opção, por ser indolor e sem contraindicações. “Normalmente, temos que fazer duas a três sessões com intervalos de 48 a 72 horas, porém já na primeira, há um resultado em relação a dor e a cicatrização”, explica a especialista.

O tratamento com laserterapia é bioestimulante, ou seja, deixa a célula mais resistente e isso ajuda até na prevenção de novas ocorrências de aftas. Em média a sessão dura 10 minutos e utiliza a emissão de luz por meio de um laser de baixa potência aplicada na região lesionada pela aftas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?