metropoles.com

Afrezza: Anvisa aprova primeira insulina inalável do Brasil

O produto vem em pó e deve ser aspirado pelo paciente. Empresa promete ação entre 12 a 15 minutos e declínio em duas horas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
moodboard/Getty Images
pessoa fazendo teste de glicose
1 de 1 pessoa fazendo teste de glicose - Foto: moodboard/Getty Images

O consumidor brasileiro poderá, finalmente, ter acesso a uma nova forma de administração de insulina. O Afrezza, que é comercializado nos Estados Unidos desde 2015, foi aprovado pela Anvisa para venda no país. O medicamento consiste em insulina em pó para ser consumida por inalação. O produto atinge a corrente sanguínea imediatamente e alcança níveis máximos de insulina entre 12 a 15 minutos após o uso. O declínio acontece em 180 minutos. O Afrezza foi desenvolvido pela Biomm, em parceira com MannKind. A publicação da decisão da Anvisa foi feita nesta segunda-feira (03/06/2019), mas o produto deve chegar às prateleiras apenas no último trimestre do ano.

“A insulina foi descoberta em 1921 e hoje, quase cem anos depois, temos a única opção não injetável do mercado. Estamos empolgados por possibilitar aos pacientes brasileiros o acesso a este medicamento inovador, pois acreditamos que o perfil distinto e a administração inalável atenderão muitas demandas”, afirma Heraldo Marchezini, diretor-presidente da Biomm S/A.

Segundo a Federação Internacional de Diabetes, o Brasil é o quarto país com maior número de casos de diabetes mellitus, quando o organismo não consegue controlar os níveis de glicose no sangue. As empresas responsáveis pelo Afrezza lembram que pacientes com diabetes mellitus tipo 1 devem combinar o produto com uma insulina de ação prolongada e que pessoas com cetoacidose diabética e fumantes não devem usá-lo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?