metropoles.com

Afinal de contas, pode beber álcool enquanto se toma antibiótico?

Clínico geral explica que pessoas doentes, em geral, devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas para não comprometer o sistema imunológico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
brinde taças de vinho
1 de 1 brinde taças de vinho - Foto: GettyImages

Uma das primeiras perguntas que o brasileiro faz ao receber a receita médica com um remédio é perguntar se “pode beber”. O questionamento é tão comum que já virou até meme nas redes sociais.

O clínico geral Lucas Albanaz, coordenador da Clínica Médica dos Hospitais Santa Lúcia Norte e Gama, explica que, em geral, se a pessoa está doente, a indicação é evitar as bebidas alcoólicas. “Elas podem diminuir a resposta imunológica e sobrecarregar alguns órgãos com funções vitais, como o fígado e os rins”, ensina.

Alguns medicamentos, como os antibióticos, são metabolizados no fígado. Se o órgão já está sendo demandado para processar o remédio, o álcool pode dificultar o processo. Albanaz diz que há antibióticos como metronidazol, rifampicina e doxiciclina, por exemplo, que podem causar toxicidade no paciente e sintomas como náusea, vômitos, rubor e até desmaios se consumidos com bebidas alcoólicas.

Porém, em geral, o médico afirma que pequenas doses de álcool não interferem no funcionamento dos antibióticos. “Mas como a pessoa já está doente, esse hábito não é indicado”, reforça.

Outros medicamentos mais comuns, como dipirona e paracetamol, em contrapartida, podem ter efeito diminuído ou potencializado pelo uso de álcool. “É algo que precisa ser avaliado com muito cuidado”, explica.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?