metropoles.com

Afinal de contas, carne, frango e peixe devem ser lavados ou não?

Segundo pesquisa da USP, cerca de metade dos brasileiros tem o hábito de lavar esse tipo de alimento na pia da cozinha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Unsplash
Carne crua
1 de 1 Carne crua - Foto: Unsplash

Seja peixe, frango ou carne vermelha, o hábito de lavar carnes cruas pode trazer riscos à saúde. Segundo uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), realizada com 5 mil pessoas de todos os estados brasileiros, cerca de 46,3% dos que responderam afirmaram ter o hábito de lavar carnes na pia da cozinha – ato contraindicado não importando em qual superfície.

“Por mais que possa parecer estranho, lavar a carne é um erro. A água não é eficiente para a remoção das bactérias desse alimento. Ao contrário, ajuda na proliferação”, informa Dani Borges, nutricionista e educadora física.

“As bactérias se multiplicam quando entram em contato com água e proteínas, principal composto da carne. Por isso, durante a lavagem, os micro-organismos não são removidos, mas sim espalhados por uma área ainda maior”, afirma.

Quando as bactérias da carne se espalham após a lavagem, elas contaminam itens e alimentos ao redor. “Os itens/alimentos contaminados se tornam agentes transmissores de micro-organismos maléficos. Por isso, é recomendado manter tábuas de carne sempre limpas, evitando contato com outros alimentos que serão consumidos crus”, ensina a nutricionista.

Outro ponto importante é que, ao lavar a carne, parte dos nutrientes solúveis em água é retirada, e isso diminui a maciez do alimento. De acordo com a nutricionista Dani Borges, a forma mais eficaz de acabar com as bactérias da carne é cozinhar o alimento, já que quase nenhuma bactéria resiste ao calor intenso durante o cozimento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?