metropoles.com

Afinal de contas, atum enlatado é uma opção saudável para a dieta?

Nutricionista esclarece se o atum enlatado pode substituir a versão fresca como fonte de proteínas

atualizado

Compartilhar notícia

Kinga Krzeminska
Foto colorida lata meio aberta com atum, água e sal dentro
1 de 1 Foto colorida lata meio aberta com atum, água e sal dentro - Foto: Kinga Krzeminska

Para muitas pessoas comer peixe fresco é uma utopia, já que o produto pode ser caro e de difícil acesso e preparo. Uma forma de não abrir mão completamente dos benefícios desse tipo de alimento é optar por atum enlatado, que tende a ser mais barato e de fácil preparo.

Apesar da má reputação pela quantidade de sódio presente na lata, se o produto for escolhido e consumido corretamente, o nutricionista Isaac Nunes, de Brasília, afirma que não há problema nenhum no atum enlatado.

“Consumir atum moderadamente não irá trazer nenhum prejuízo a sua saúde. O segredo está em buscar a melhor opção, verificando o rótulo para achar a marca com menor quantidade de sal”, destaca Nunes.

Equilíbrio

Outra dica é equilibrar o sódio do atum com outros ingredientes, evitando acrescentar sal ao restante dos alimentos da refeição. Também há um limite para o consumo, que deve ser de 2 a 3 latas por semana.

O atum entalado é extremamente pobre em gorduras e carboidratos e é composto por cerca de 90% de proteína. A indicação é que seja usado tanto como lanche – para dar saciedade -, como parte de refeições principais.

Nunes cita alguns benefícios do alimento:

  • Fonte proteica, que pode substituir frango, carne de boi, carne de porco e ovos;
  • Gorduras insaturadas, que auxiliam no bom funcionamento do corpo;
  • Boas quantidades de Ômega 3, que auxilia no controle e na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim (LDL).

Atum em água ou atum em óleo?

A versão em água tem apenas atum, água e sal. Segundo o nutricionista, essa é a opção mais interessante, pois ela preserva melhor os nutrientes do fruto do mar. “Mesmo que o atum em água tenha sódio adicionado, é uma quantidade pequena. E o alimento vai proporcionar ainda ferro, zinco e menor quantidade de gorduras totais que as versões com óleo”, diz Nunes.

3 imagens
O atum é uma fonte proteica, que pode substituir frango, carne de boi, carne de porco e ovos
O peixe tem boas quantidades de ômega 3, o que auxilia controle e na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol
1 de 3

Apesar da má reputação pela quantidade de sódio registrado na lata, se o produto for escolhido corretamente, o nutricionista Isaac Nunes, que atende em Brasília, afirma que não há problema nenhum no atum enlatado

Christine von Diepenbroek
2 de 3

O atum é uma fonte proteica, que pode substituir frango, carne de boi, carne de porco e ovos

35007
3 de 3

O peixe tem boas quantidades de ômega 3, o que auxilia controle e na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol

Shana Novak

 

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?