Afinal, comer batata doce engorda ou emagrece?
Rico em carboidratos, o tubérculo pode ser usado tanto em dietas para ganho de massa muscular como de emagrecimento
atualizado
Compartilhar notícia
A batata doce é muito consumida por frequentadores de academias e praticantes de atividades físicas por fornecer energia ao organismo, já que seu nutriente principal são os carboidratos.
No entanto, a batata doce por si só não engorda ou emagrece. Isso irá depender da dieta como um todo e do nível de atividades físicas realizadas. Para emagrecer, é preciso existir o balanço energético negativo, ou seja, gastar mais calorias do que se consome.
Assim como todos os alimentos, a batata doce deve ser consumida com moderação, de acordo com os objetivos e necessidades individuais de energia e nutrientes. Para isso, é importante buscar um nutricionista que crie um plano alimentar para ajudá-lo a alcançar os resultados de modo mais eficiente.
Como usar a batata doce para emagrecer
A batata doce é rica em fibras, que aumentam a sensação de saciedade e por isso pode ser usada por quem quer emagrecer. Para alcançar este objetivo, a batata doce deve ser consumida com a casca, pois é a parte do alimento mais rica em fibras.
Outra dica é consumi-la acompanhada de outros alimentos ricos em fibras, como vegetais e frutas, pois isso aumenta o volume da refeição e diminui a quantidade de calorias ingeridas.
Além disso, o modo de preparo é fundamental, pois influencia diretamente na quantidade de calorias. Para quem deseja emagrecer, o mais indicado é preparar a batata doce cozida ou assada e nunca frita, uma vez que os óleos usados para a fritura são altamente calóricos.
De modo geral, não existe uma quantidade padrão de batata doce que deve ser consumida para emagrecer, pois isso varia de pessoa para pessoa e de acordo o nível de atividade física, peso e altura.
Como usar a batata doce para ganhar massa muscular
Como fonte de carboidratos, consumir batata doce melhora o desempenho nos treinos e portanto, ajuda no ganho de massa muscular. Mas é importante saber que esse processo depende não apenas do exercício, mas também do equilíbrio da ingestão entre proteínas e carboidratos.
De modo geral, é importante consumir alimentos com carboidratos e proteínas em uma frequência de 3 a 6 refeições por dia. A proporção ideal desses nutrientes é de 4:1, ou seja, é preciso ingerir 4 vezes mais a quantidade em gramas do carboidrato em relação a proteína quando o objetivo é construir massa muscular.
Para isso, caso sejam consumidas 200 gramas de batata doce, significa que estão sendo ingeridas 40 gramas de carboidratos, portanto, é indicado consumir 10 gramas de proteína na mesma refeição, que pode ser obtida, por exemplo, com 2 ovos.
Benefícios da batata doce
Desde que consumida com moderação, a batata doce pode ser usada tanto para ganhar massa muscular ou emagrecer, pois apresenta inúmeros benefícios para a saúde e imunidade, devido a sua composição de vitaminas e minerais, como a vitamina C e o potássio.