Adeus, cheeseburger? Entenda por que não comer queijo e carne juntos
Nutricionista esclarece que a combinação dificulta absorção de nutrientes importantes para o organismo
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das combinações mais tradicionais da gastronomia é a da carne com queijo. Eles estão juntos na lasanha, no pastelzinho e no cheeseburger. A união, no entanto, não é recomendada por nutricionistas pois o cálcio presente no queijo atrapalha a absorção de ferro no organismo.
A indicação é que alimentos ricos em cálcio não sejam consumidos com frequência na mesma refeição em que há proteínas. O conselho é, especialmente, válido para pessoas com histórico de anemia, baixo ferro e deficiência de cálcio.
“Ambos disputam para serem absorvidos no corpo e, nessa ‘briga’, o cálcio acaba roubando a cena e deixando o ferro menos disponível para o organismo”, explica a nutricionista Laura de Souza Silva, da clínica Nutrindo o Conhecimento.
Uma boa opção para quem não abre mão da mistura é optar por queijos veganos.
Laura afirma que refeições pontuais não têm potencial para levar uma pessoa a criar deficiência de ferro mas, quando se há queixas ou histórico de anemia, o ideal é evitar essa combinação. “Como não se come um cheeseburguer todo dia, uma refeição excepcional não vai acabar com a saúde de ninguém. O importante é que os hábitos saudáveis sejam predominantes no dia a dia”, esclarece.
Veja na galeria uma seleção das dietas mais benéficas para a saúde: