Açúcar ou adoçante: qual a melhor opção para a sua dieta?
A discussão sobre incluir açúcar ou adoçante na alimentação causa muita controvérsia; entenda as diferenças entre os ingredientes
atualizado
Compartilhar notícia
Quem quer ser mais saudável ou emagrecer costuma logo querer cortar o açúcar da dieta – e é nesse momento que entra em ação o adoçante, que é considerado uma opção “melhor” para adoçar as receitas. Mas será que essa ideia faz sentido?
A principal diferença são as calorias. Enquanto o açúcar é um carboidrato mais calórico, o adoçante é produzido artificialmente e tem menos calorias. Além disso, ele adoça mais, então é mais fácil usar menos dele do que do açúcar.
É por isso, por exemplo, que certos refrigerantes “zero” têm bem menos calorias (às vezes até nenhuma) do que suas versões originais.
Qual é melhor para a dieta?
Segundo a nutricionista Marcia Daskal, da Recomendo Assessoria em Nutrição, apesar de o adoçante ter menos calorias, ele não necessariamente é mais saudável. O que vai importar mais, nesse sentido, não é qual dos produtos você escolhe, e sim as quantidades e a forma como você os consome.
Leia a notícia completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!