Compartilhar notícia
O calor do verão motiva as pessoas a tomarem açaí, um alimento rico em nutrientes, que ajuda na melhora do intestino e no fortalecimento do sistema imune. Ainda assim, o seu consumo é cercado de dúvidas, como a quantidade de calorias e a relação com o combate à anemia.
“Deve-se consumir alimentos ricos em ferro, ácido fólico e vitamina C, que ajudam na absorção do ferro para melhorar a anemia. Sendo assim, o açaí é uma boa opção, pois a fruta é um verdadeiro arsenal de nutrientes”, afirma a nutricionista do Hospital Universitário Cajuru, de Curitiba, Francielle Gouveia.
O fruto possui vitaminas A, E, D, K, B1, B2, C; minerais como o cálcio, magnésio, potássio e ferro; aminoácidos e antioxidantes. Cada 100 gramas de açaí puro contêm 58 calorias e quando consumido em quantidade e frequência adequados torna-se uma opção saudável.
Açaí engorda?
Você é o tipo de pessoa que coloca acompanhamentos no açaí ou substitui esse consumo por alguma refeição diária, como café da manhã, almoço e jantar? A nutricionista explica que essas escolhas fazem um mal danado, que deixam o açaí com fama de “bomba calórica” e como opção não viável nas refeições.
“A fama do açaí ser calórico não está na fruta pura em si, mas sim no acréscimo dos xaropes e acompanhamentos, que são acrescidos de forma exagerada e que não trazem benefícios nutricionais. Por isso, aposte em acompanhamentos mais saudáveis como é o caso das outras frutas”, adverte a nutricionista.
Para ler mais, acesse o portal SportLife, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.