metropoles.com

Ablação no estômago: médicos testam nova técnica contra obesidade

Técnica testada em dez mulheres se mostrou eficaz para reduzir produção de grelina no estômago. Procedimento é pouco invasivo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pexels
perder peso
1 de 1 perder peso - Foto: Pexels

Um novo experimento para a perda de peso está sendo testado nos Estados Unidos. Chamado de ablação endoscópica da mucosa, a técnica consiste em queimar parte do revestimento do estômago com um aparelho de endoscopia e, desta maneira, reduzir a produção do hormônio grelina, que provoca fome.

O ensaio clínico necessário para demonstrar a eficácia e segurança do método envolveu dez mulheres com obesidade, que foram acompanhadas por seis meses. Os resultados serão apresentados no Congresso Digestive Disease Week, a ser realizado em Washington, na semana que vem. De acordo com gastroenterologista Christopher McGowan, autor da técnica, as pacientes perderam 7,7% do peso corporal e apresentaram uma redução na produção de grelina de mais de 40%.

Além disso, as pacientes relataram que passaram a sentir menos fome após a ablação e, em testes de capacidade gástrica, foi verificado que o estômago delas diminui cerca de 42%.

“A obesidade é uma doença crônica que dura a vida toda. O efeito dela na saúde geral, na qualidade de vida e nos gastos globais de saúde é enorme. Precisamos de tantas opções de tratamento quanto possíveis”, afirmou McGowan, em comunicado que anunciou a técnica para a imprensa.

De acordo com o médico, entre as vantagens da ablação está o fato de o procedimento ser relativamente rápido e ambulatorial, sem a necessidade de internação médica. Ele acredita que a técnica será atrativa para pacientes que não querem ou não são elegíveis para medicamentos como o Wegovy e o Ozempic ou para uma cirurgia bariátrica.

2 imagens
Procedimento é pouco invasivo, o que facilita a recuperação do paciente
1 de 2

Médico Christopher McGowan é o autor da técnica

2 de 2

Procedimento é pouco invasivo, o que facilita a recuperação do paciente

Reprodução True You Weight Loss

Entre as voluntárias que participaram do ensaio, algumas relataram mudanças nas preferências alimentares após o procedimento, como o desejo por chocolates ser substituído pela vontade de comer saladas e vegetais.

Paciente perdeu 26 quilos

A norte-americana Brooke Nelson foi uma das 10 pessoas selecionadas para o ensaio clínico e perdeu 26 quilos em 6 meses. Segundo ela, após o procedimento passou a preferir comidas saudáveis em relação aos alimentos ultraprocessados.

“A minha fome diminuiu drasticamente. Ainda há momentos em que quero um biscoito de chocolate, mas há muitos outros em que me pego querendo algo como verduras”, disse Brooke ao programa Good Morning America.

Como é o procedimento

Os médicos inserem um aparelho de endoscopia no estômago e injetam um fluido para proteger os tecidos estomacais. Depois usam um pequeno dispositivo para remover, ou queimar, parte do revestimento da porção superior do estômago, conhecido como fundo gástrico – essa é a região onde a grelina é produzida.

Em entrevista ao Good Morning America,  o médico Christopher McGowan afirmou: ‘Temos pacientes que realizaram o procedimentos há um ano ou mais, e o que estamos vendo é que eles continuam a ter uma diminuição da fome e continuam a relatar maior controle sobre a alimentação”.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?