Afinal de contas, comer abacate emagrece? Saiba como incluir na dieta
O abacate é rico em gorduras boas e fibras, que ajudam no controle do colesterol e promovem a sensação de saciedade, reduzindo o apetite
atualizado
Compartilhar notícia
Embora seja uma fruta gordurosa, o abacate oferece inúmeros benefícios para a saúde, e acredite, ele pode ser um excelente aliado em dietas de perda de peso.
“O abacate é uma fonte de fibras, o que ajuda a promover a saciedade, controlar o apetite e evitar excessos na alimentação”, afirma a nutricionista Paulina Heringer, de Brasília.
A maior parte das gorduras presentes no abacate é do tipo saudável, como os ácidos graxos monoinsaturados. Elas ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), contribuindo com a saúde cardiovascular.
Além disso, essas gorduras saudáveis também podem ajudar a melhorar a absorção de nutrientes, como as vitaminas lipossolúveis, importantes para o metabolismo, que contribuem para a queima de calorias e o emagrecimento.
Outro benefício da fruta é o baixo índice glicêmico: isso significa que a ingestão da fruta não causa picos de açúcar no sangue. “Isso é importante para quem está em uma dieta de emagrecimento, pois ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e evita a sensação de fome e os desejos por alimentos açucarados”, explica Paulina.
Mas a nutricionista ressalta que é importante consumir com moderação, pois é uma fruta calórica. Meio abacate por dia é o limite para quem está de dieta.
Como incluir o abacate à dieta?
O abacate pode ser consumido de muitas formas na dieta: puro, em saladas e em vitaminas. Veja algumas dicas abaixo:
Puro: corte o abacate ao meio, remova o caroço e coma a polpa com uma colher. Adicione um pouco de sal, pimenta ou suco de limão para realçar o sabor, se desejar.
Em saladas: corte-o em fatias ou cubos e misture com outros vegetais, folhas verdes e proteínas magras.
Guacamole: amasse o abacate com um garfo e misture com cebola, tomate, coentro, suco de limão e temperos a gosto. Sirva com chips de tortilha ou como acompanhamento para outros pratos.
Vitaminas: o abacate pode ser adicionado a vitaminas para dar uma textura cremosa e aumentar o valor nutricional. Combine-o com frutas, vegetais, leite ou iogurte e adoçantes naturais, como mel ou tâmaras.
Opção de gordura: a fruta pode ser usada como substituta de gordura em receitas, como bolos, brownies e mousses. A fruta amassada pode ser ser usada no lugar da manteiga ou do óleo na mesma quantidade indicada.
Em sanduíches e wraps: fatias de abacate podem ser adicionadas a sanduíches, wraps e hambúrgueres para acrescentar sabor e textura.
Molhos e cremes: o abacate pode ser usado para fazer molhos e cremes saudáveis, basta bater a fruta com ervas, temperos e suco de limão.
“O abacate é uma ótima opção para uma dieta equilibrada, mas é importante combiná-lo com outros alimentos nutritivos. Não é recomendado consumir apenas abacate como principal fonte de calorias, pois isso pode levar a um desequilíbrio nutricional”, pondera a nutricionista.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!