Abacate: confira 10 benefícios da fruta tropical rica em gorduras boas
Fruta popular no Brasil, o abacate é fonte de vários nutrientes e minerais e ajuda no controle de algumas condições de saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Os benefícios do abacate vão além do seu sabor único e extremamente versátil: ele pode até mesmo ajudar a prevenir doenças graves. Mas, além de ser um ingrediente delicioso para receitas doces, salgadas ou drinks, a fruta ainda oferece diversas vantagens para o bem-estar do organismo.
10 benefícios do abacate
Para incluir essa fruta deliciosa no cardápio, confira um pouco mais sobre os benefícios do abacate com a ajuda da nutricionista Adriana Stavro:
1- Diminui hipertensão
Como já citado, os abacates são ricos em potássio. Uma porção de 100 gramas contém 14% da dose diária recomendada (RDA), em comparação com 10% na banana, um alimento típico com alto teor de potássio.
Em revisão sistemática e meta-análises sobre o efeito do aumento da ingestão de potássio na prevenção de doenças cardiovasculares, que incluiu 22 ensaios clínicos randomizados com 1.606 participantes com hipertensão e lipídios altos no sangue, e 11 estudos de coorte com 127.038 participantes relatando doença cardiovascular, acidente vascular cerebral ou doença cardíaca, mostrou-se que o aumento da ingestão de potássio reduziu a pressão arterial sistólica em 3,49 e a diastólica em 1,96.
2- Abacate diminui colesterol total e LDL e aumenta HDL
O fruto do momento é uma excelente fonte de ácidos graxos monoinsaturados em dietas destinadas ao tratamento da hipercolesterolemia. O abacate é rico em esteroides vegetais, que demonstraram diminuir o colesterol ao bloquear sua absorção na corrente sanguínea.
Também é rico em vitaminas e minerais, incluindo vitamina E, C, magnésio, folato e zinco. O consumo da fruta mostrou redução dos níveis de colesterol total, triglicerídeos, colesterol LDL e aumento do colesterol HDL (bom).
3- Extrato da fruta pode aliviar os sintomas da osteoartrite (OA)
A OA é uma doença crônica comum, dolorosa e debilitante que atinge milhares de indivíduos. Porém, estudos sugerem que o consumo de 300 mg de insaponificáveis de abacate (ASU), podem reduzir a OA de quadril e joelho.
4- Reduz risco de doença cardíaca
Uma meta-análise com 50 estudos sobre o efeito da dieta mediterrânea na síndrome metabólica mostrou que uma dieta rica em gordura monoinsaturada era eficaz na prevenção da síndrome metabólica.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!