metropoles.com

Aaron Temkin Beck, pai da terapia cognitiva, morre aos 100 anos

Psiquiatra norte-americano Aaron Temkin Beck desenvolveu a terapia cognitiva, que ajudou na formação dos tratamentos contra depressão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Aaron Temkin Beck, pai da terapia cognitiva
1 de 1 Aaron Temkin Beck, pai da terapia cognitiva - Foto: Reprodução/Twitter

O psiquiatra norte-americano Aaron Temkin Beck morreu nesta segunda-feira (1º/11). O cientista ganhou notoriedade por desenvolver a terapia cognitiva, que ajudou na formação científica dos tratamentos contra a depressão, ansiedade e outros transtornos mentais. Ele tinha 100 anos e vivia na Filadélfia, nos Estados Unidos.

A morte do psiquiatra foi confirmada pelo Instituto Beck para Terapia Cognitivo-Comportamental. Judith Beck, filha do cientista e presidente do instituto, disse em nota: “Meu pai dedicou sua vida ao desenvolvimento e teste de tratamentos para melhorar a vida de inúmeras pessoas em todo o mundo que enfrentam desafios de saúde mental. Ele verdadeiramente transformou o campo da saúde mental com décadas de pesquisa em terapia cognitivo-comportamental”.

“Obrigado a todos que transmitiram condolências e votos de pesar para a nossa família. Agradecemos o apoio e dedicação ao Beck Institute e ao campo da terapia cognitivo-comportamental”, continuou.

Durante a carreira, o Aaron Beck transformou os estudos sobre saúde mental com a criação da terapia cognitiva nos anos 60. Seus estudos influenciaram gerações de psicólogos.

A terapia cognitiva é uma das formas de psicoterapia mais estudadas e praticadas, sendo adotada por profissionais para tratar pacientes com condições psicológicas como a depressão, ansiedade, distúrbios de personalidade, e esquizofrenia. Mais de 2.000 estudos e pesquisas científicas comprovam a eficácia da terapia cognitiva.

Além disso, o psiquiatra também criou procedimentos para medir os sintomas e criar uma avaliação de prevenção do suicídio. Aaron Beck recebeu diversos prêmios e honrarias, incluindo o Prêmio Heinz para a Condição Humana, em 2001, e o Prêmio Albert Lasker para a Clínica Médica Investigação, em 2006.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?