A Gretchen precisa de umbigo? Perguntamos aos médicos
Ao mostrar o resultado de uma lipoescultura LED, a musa causou polêmica no fã clube porque a cicatriz natural desapareceu
atualizado
Compartilhar notícia
As fotos da cantora Gretchen lispospirada recentemente bombaram nas redes sociais. A musa contou vantagem por ter feito uma lipo LED, que consiste em uma técnica na qual o cirurgião preserva um pouco do tecido adiposo do próprio paciente para simular músculos. Ou seja, além de chapada, a barriga dela ficou com a aparência de malhada.
Mas o que está causando celeuma no fã clube não é isso e sim a ausência do umbigo no novo abdômen da Gretchen. O que aconteceu com ele? Sumiu.
O cirurgião plástico Gustavo Guimarães, que atende na Clínica Renoir, em Brasília, explica que, depois do nascimento, essa parte do corpo não possui funções fisiológicas, portanto, na prática, o umbigo não faz falta. “O cordão umbilical serve para que o feto receba nutrientes da mãe, mas, depois do parto, não tem mais função”, detalha.
No entanto, esteticamente, o umbigo faz falta: “Todo mundo que vê uma barriga espera encontrar um umbigo ali”, afirma Gustavo Guimarães. Opinião semelhante tem o cirurgião plástico Fausto Bermeo, que atende na Interplástica em Brasília: “O umbigo é uma cicatriz natural e desejável. A perícia de um cirurgião muitas vezes é avaliada pelo umbigo pós-lipospiração ou abdominoplastia“.
Bermeo, entretanto, não se arrisca a criticar quem “trabalhou” o abdômen de Gretchen. “Esse tipo de lipoescultura abdominal não tira a naturalidade do umbigo, mas, pode ser que em cirurgias anteriores, tenha se perdido a cicatriz natural, difícil dizer sem conhecer como era antes do último procedimento”, aponta.
Para ressaltar a importância que o umbigo tem na estética corporal, o especialista Fausto Bermeo lembra daquele dito popular que associa essa parte do corpo à própria identidade das pessoas – “Cada um que cuide do seu” – e quem bem pode servir de resposta de Gretchen a seus críticos.