A distância: TeleSUS orienta e tira dúvidas sobre o coronavírus
Mais de 2 milhões de brasileros já foram avaliadas pelo canal de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS)
atualizado
Compartilhar notícia
Desde que foi lançado, em 1º de abril, o serviço de TeleSUS já foi procurado por mais de 5,7 milhões de brasileiros, 2,4 milhões deles foram avaliados por telefone sobre os sintomas do novo coronavírus.
O serviço é uma maneira de incentivar pessoas com sintomas gripais, como febre, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar, a ficar em casa, evitando aglomerações em hospitais e postos de saúde.
O TeleSUS pode ser acessado por três meios: pelo Disque Saúde, disponível pelo número 136; pelo Chatbot, um chat localizado no canto direito do site do Ministério da Saúde; e pelo aplicativo Coronavírus SUS.
Os canais direcionam os pacientes para um teleatendimento pré-clínico com profissionais de saúde para tirar dúvidas e receber orientações sobre o quadro clínico. Dependendo do caso, são encaminhados para médicos, enfermeiros ou técnicos de enfermagem.
De acordo com o ministério, 92,5% dos contatos feitos até agora foram de pessoas consideradas saudáveis; 4,1% em baixo risco; 1% em risco moderado; e 2,4% em risco alto.