metropoles.com

A causa da sua insônia pode ser o pão francês diário; entenda

Estudo americano feito com mulheres mostra a relação de alimentos com farinha branca com a falta de sono

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Leonardo Arruda/Metrópoles
Gastronomia francesa – Brasília – DF 14/04/2016
1 de 1 Gastronomia francesa – Brasília – DF 14/04/2016 - Foto: Leonardo Arruda/Metrópoles

Dormir bem é um dos pilares para uma vida saudável. Por isso, quem não consegue colocar a cabeça no travesseiro e simplesmente fechar os olhos enfrenta uma batalha diária para conseguir o merecido descanso. E a causa da insônia pode estar no café da manhã. Um estudo americano feito em mulheres com mais de 60 anos mostrou que quem tinha uma dieta rica em carboidratos refinados e açúcar tem mais tendência a ter insônia. Esses alimentos, especialmente os pães com farinha branca, liberam hormônios no corpo que controlam o nosso sono.

O estudo da Columbia University analisou o diário alimentar de mais 50 mil mulheres mais velhas e conseguiu apontar que uma dieta carregada em açúcar e farinha branca influencia no sono. Esses alimentos aumentam o nível de açúcar no sangue e faz com que o organismo produza hormônios que fazem as pessoas ficarem em estado de alerta.

A conclusão foi que mulheres com mais de 60 anos, que têm uma dieta rica em carboidrato especialmente com pães de farinha branca, têm 16% mais chance de desenvolver insônia. Quando os níveis de açúcar no sangue aumentam, o corpo gera insulina e, para equilibrar isso, ele libera hormônios como adrenalina e cortisol, que podem interferir no sono.

Os resultados mostram como uma dieta alimentar pode afetar o sono, segundo o chefe do estudo, James Gangwisch. “Evitar a insônia é mais um fator para evitar doces e carboidratos brancos para além de perda de peso”, apontou o cientista. O estudo foi publicado no American Journal of Clinical Nutrition. O próximo passo é estudar o efeito desses alimentos no sono de homens e mulheres de outras idades. (com informações do Daily Mail)

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?