A causa da sua insônia pode ser o pão francês diário; entenda
Estudo americano feito com mulheres mostra a relação de alimentos com farinha branca com a falta de sono
atualizado
Compartilhar notícia
Dormir bem é um dos pilares para uma vida saudável. Por isso, quem não consegue colocar a cabeça no travesseiro e simplesmente fechar os olhos enfrenta uma batalha diária para conseguir o merecido descanso. E a causa da insônia pode estar no café da manhã. Um estudo americano feito em mulheres com mais de 60 anos mostrou que quem tinha uma dieta rica em carboidratos refinados e açúcar tem mais tendência a ter insônia. Esses alimentos, especialmente os pães com farinha branca, liberam hormônios no corpo que controlam o nosso sono.
O estudo da Columbia University analisou o diário alimentar de mais 50 mil mulheres mais velhas e conseguiu apontar que uma dieta carregada em açúcar e farinha branca influencia no sono. Esses alimentos aumentam o nível de açúcar no sangue e faz com que o organismo produza hormônios que fazem as pessoas ficarem em estado de alerta.
A conclusão foi que mulheres com mais de 60 anos, que têm uma dieta rica em carboidrato especialmente com pães de farinha branca, têm 16% mais chance de desenvolver insônia. Quando os níveis de açúcar no sangue aumentam, o corpo gera insulina e, para equilibrar isso, ele libera hormônios como adrenalina e cortisol, que podem interferir no sono.
Os resultados mostram como uma dieta alimentar pode afetar o sono, segundo o chefe do estudo, James Gangwisch. “Evitar a insônia é mais um fator para evitar doces e carboidratos brancos para além de perda de peso”, apontou o cientista. O estudo foi publicado no American Journal of Clinical Nutrition. O próximo passo é estudar o efeito desses alimentos no sono de homens e mulheres de outras idades. (com informações do Daily Mail)