Confira 9 alimentos que não podem faltar em uma dieta saudável
Endocrinologista aponta os alimentos essenciais para manter uma dieta saudável e explica os benefícios de cada um deles
atualizado
Compartilhar notícia
Uma boa alimentação ajuda a manter a saúde em dia. Uma dieta equilibrada e bem pensada pode prevenir certas doenças e impedir o desenvolvimento de transtornos e compulsões alimentares.
De acordo com a médica Elaine Dias JK, PHD em endocrinologia pela USP e metabologista, existem algumas regras gerais que podem ser levadas em consideração na hora de pensar em acrescentar ou não certos alimentos à dieta.
“Uma dica para saber se eles são ideais ou não é ter em mente a importância do descascar mais e abrir menos. Ingerir o máximo possível de opções não industrializadas, preferir as que sejam frescas e naturais, evitando, principalmente, as ultras processadas e ricas em gordura trans”, ressalta a especialista.
Alguns alimentos específicos não podem faltar na dieta do dia a dia, pois aumentam as defesas do organismo e trazem várias vantagens. A seguir, a nutricionista Paola Abreu, da clínica Elaine Dias JK Health & Beauty, lista alguns deles:
Frutas cítricas
Laranja, limão, tangerina e outras frutas cítricas são ricas em vitamina C, conhecida por sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico. Ela auxilia na produção de células de defesa e estimula os anticorpos, ajudando a combater infecções.
Alho
O alho é um alimento poderoso que possui propriedades antimicrobianas e antivirais. Ele contém compostos, como a alicina, que pode auxiliar no combate às infecções respiratórias comuns, como resfriados e gripes.
Açafrão
Além de delicioso, podendo dar aquele gostinho a mais no arroz ou no frango, o açafrão (ou cúrcuma) ainda faz bem. Ele contém curcumina, um composto ativo com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, combatendo os radicais livres e reduzindo a inflamação.
Para que a absorção desse composto seja ainda melhor, a recomendação é comer o açafrão com a pimenta-do-reino ou alimentos gordurosos.
Leia a matéria completa no portal Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!