Médicas dão 7 dicas para evitar efeito sanfona após perda de peso
Professoras saúde do exercício se juntam para recomendar mudanças de hábito que garantam que os quilos perdidos não voltem mais
atualizado
Compartilhar notícia
É comum que após uma jornada de emagrecimento, algumas pessoas voltem a ter o peso que tinham antes da dieta. Por mais desafiador que seja perder peso, manter a balança no nível que gostaríamos é ainda mais complexo. Há estratégias, porém, que são capazes de afastar o temido efeito sanfona.
De acordo com as médicas Henrietta Graham e Claire Madigan, professoras de saúde do exercício na faculdade de medicina da Loughborough University, há vários fatores que podem explicar a tendência a voltar a engordar depois de um processo de emagrecimento.
Em uma entrevista ao The Conversation na quarta-feira (26/7), as especialistas apontaram que as pessoas se sentem menos felizes quando estão em dietas restritivas. Além disso, os objetivos de mudança escolhidos são pouco realistas e difíceis de manter e até o próprio corpo joga contra o emagrecimento, retardando o metabolismo para evitar a queima de gordura.
Apesar de tantos aspectos que apontem uma dificuldade, voltar a ganhar peso não é inevitável. Por isso, elas separaram sete dicas de como perder os quilos sem passar pelo efeito sanfona:
1. Seja flexível consigo
É importante entender que a manutenção de um peso saudável é um projeto que durará toda a vida, portanto, as expectativas devem ser flexivíveis e devemos perdoar deslizes ou pequenas temporadas fora da rotina para evitar entender o emagrecimento como um “tudo ou nada”.
2. Planeje as interrupções
Sempre haverá férias, casamentos e festas de aniversário. Para passar por estas datas sem perder o limite, devemos nos planejar, mantendo rotinas mais saudáveis nos dias anteriores e tentando se adequar às escolhas saudáveis mais possíveis para a ocasião.
3. Tenha orgulho de suas conquistas
Nosso peso flutua naturalmente com o tempo e por isso é importante ter orgulho de si mesmo quando atinge seus objetivos, reconhecendo os resultados já alcançados sem ficar pensando apenas no próximo objetivo.
4. Crie hábitos saudáveis
Criar hábitos pode ajudar a manter a perda de peso. Caminhar depois do jantar ou subir escadas sempre que possível ajudam a manter não só o peso, mas o pensamento como a busca de um aspecto mais saudável de forma constante.
5. Seja ativo
A atividade física é sempre a maior aliada no processo de emagrecimento, mas deve ser mantida também depois dele. A melhor atividade física é aquela que a pessoa mais gosta de fazer e que consegue incluir em sua rotina com prazer, afinal é algo que devemos executar por pelo menos 250 minutos a cada semana.
6. Pese-se regularmente
O peso flutua em até 1kg-2kg ao longo da semana. Pesando-se regularmente, você pode desenvolver uma faixa de peso personalizada e entender seu peso médio sem se preocupar com cada grama que se soma ou se subtrai da balança. Sabendo qual a sua faixa regular é possível entender melhor o que é uma flutuação e o que é verdadeiramente um sinal do efeito sanfona.
7. Tome café da manhã – e concentre-se nas fibras
Um estudo de médicos da Universidade de Lisboa de 2020 mostrou que 97% das pessoas que mantiveram o peso relataram tomar café da manhã todos os dias. Além disso, alimentos ricos em fibras – como pães integrais, arroz integral e aveia – também são aliados da manutenção de uma digestão saudável e de um peso correto, apontam as médicas.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.