Médica ensina 7 dicas para aproveitar as festas sem ganhar peso
Endocrinologista ensina estratégias para evitar excessos alimentares nesta época caracterizada por festas e confraternizações
atualizado
Compartilhar notícia
Dezembro começou e com ele muitas festas, confraternizações e comemorações. Essa época do ano, de comida farta e bebida abundante, representa um desafio para aqueles que buscam o emagrecimento ou querem manter o peso atual.
Especialista em endocrinologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com título da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM), a médica Lorena Lima Amato ensina sete dicas para você aproveitar as festas sem exagerar nos comes e bebes. Acredite: é possível se divertir – o que inclui comer e beber – sem começar o ano arrependido.
Veja 7 dicas para aproveitar as comemorações sem ter de lidar com aumento de peso depois
1. Não exagere
Se tem um alimento ou prato festivo do qual você gosta muito, não deixe de comê-lo. Mas se proponha a ingerir uma quantidade racional, sem enfiar o pé na jaca.
“Alguns estudos mostram que o maior prazer na hora da alimentação acontece no início, com os primeiros pedaços, então não tem motivo para exagerar”, explica Lorena.
2. Evite bebidas açucaradas
Se for beber, dê preferência às bebidas com menos açúcar. Espumantes e alguns tipos de vinhos, muito populares nas festas de fim de ano, costumam ter altas quantidades de açúcar.
3. Mantenha distância
Tente ficar longe – estamos falando fisicamente – das mesas de petiscos, principalmente se você está com fome. Quando você fica perto das comidinhas e se distrai na conversa, a chance de exagerar é grande.
4. Defina metas
Faça uma proposta para si mesmo antes das festas sobre quanto você pode comer e beber dentro das calorias pretendidas e tente cumprir a meta.
5. Beba água
A cada gole de bebida alcoólica, beba também um gole de água para se manter hidratado, pois o álcool desidrata o organismo rapidamente.
6. Coma alimentos leves no dia seguinte
Se você exagerou nas bebidas, se mantenha hidratado no dia seguinte e dê preferência a alimentos leves para se recuperar. Procure ingerir opções ricas em fibras e em antioxidantes, como frutas, verduras e cereais integrais.
7. Fuja dos sabotadores
Por último, a endocrinologista recomenda manter distância das pessoas que possam te incentivar a comer e beber mais.
*Uma versão semelhante deste conteúdo foi publicada no Metrópoles em 09/12/22.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!