Compartilhar notícia
O HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade) é uma modalidade de treino aeróbico com resultados excelentes tanto para o condicionamento físico como para o emagrecimento.
O método consegue fornecer resultados consistentes em menos tempo de treino justamente pelo fato de o exercício ser feito em alta intensidade.
No geral, o treino HIIT inclui vários exercícios físicos, que são escolhidos de acordo com a habilidade do aluno. Algumas possibilidades de exercícios para o treino são polichinelos, pular corda, agachamentos, burpees, flexões, abdominais e prancha.
O diretor técnico da Bodytech, Eduardo Netto, compartilhou os sete principais benefícios do treinamento HIIT.
- Diminuição da gordura corporal;
- Fortalecimento do sistema cardiovascular;
- Melhoria dos sistemas de energia específicos de determinada atividade ou esporte;
- Aumento da capacidade de trabalho, ou seja, a capacidade de tolerar um elevado nível de intensidade durante um período mais longo;
- Melhoria da utilização dos carboidratos pelo músculo esquelético;
- Desenvolvimento de “força mental”;
- Estímulos às fibras musculares de contração rápida que são responsáveis por gerar força e potência.
Acréscimo sobre o HIIT
A melhor escolha para os iniciantes depende da adaptabilidade, capacidade de melhorar o condicionamento físico de forma rápida, eficiente e a flexibilidade na escolha dos movimentos.
“Ele também oferece baixo risco de lesões se bem orientado e tornando-o mais seguro do que exercícios mais avançados. À medida que o iniciante evolui, é possível incorporar progressivamente exercícios mais desafiadores. Importante ressaltar que o fator decisivo é a escolha dos exercícios e também a intensidade”, acrescentou Eduardo.
Leia mais sobre o assunto no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!