Para emagrecer: conheça os 6 tipos de alimentos da dieta funcional
A dieta funcional é conhecida por afastar doenças e acelerar a perda de peso. Conheça 6 classes de alimentos para incluir na rotina
atualizado
Compartilhar notícia
Os alimentos funcionais são aqueles que oferecem benefícios extras à saúde além de seus nutrientes básicos. Eles são ricos em substâncias bioativas que têm efeitos fisiológicos específicos no corpo humano, contribuindo para fortalecer o sistema imunológico e afastar doenças crônicas. Com as escolhas certas, a dieta funcional ainda pode ajudar a perder peso.
A nutricionista funcional Cris Ribas Esperança cita as 6 principais opções de alimentos funcionais para acrescentar na dieta. Confira:
- Cereais integrais: são ricos em fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos que podem reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer.
- Frutas e verduras: são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes que podem ajudar a prevenir doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas e Alzheimer.
- Ômega-3: é um ácido graxo essencial encontrado em peixes, nozes e sementes. Ele pode reduzir o risco de doenças cardíacas, inflamação e depressão.
- Probióticos: são bactérias benéficas encontradas em alimentos fermentados, como iogurte, kefir e chucrute, por exemplo. Eles ajudam a equilibrar a flora intestinal e podem melhorar a digestão, a imunidade e a saúde mental.
- Prebióticos: são fibras encontradas em alimentos como alho, cebola, alcachofra, aspargos e biomassa de banana verde. Eles alimentam as bactérias benéficas do intestino, melhorando a saúde intestinal e, além disso, a absorção de nutrientes.
- Chá verde: contém antioxidantes e compostos anti-inflamatórios que podem ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas e melhorar a saúde cerebral.
Saiba por que a dieta funcional vale a pena no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!