Emagreci? Confira 6 sinais de que a sua dieta está dando certo
Nem sempre os efeitos da dieta e dos exercícios físicos são óbvios. O processo de emagrecimento pode ocorrer sem que a balança acuse
atualizado
Compartilhar notícia
Nem sempre os efeitos da dieta e dos exercícios físicos são óbvios. O processo de emagrecimento pode ocorrer sem que a balança acuse diferença, pois é possível trocar gordura por massa magra.
O emagrecimento demanda renúncias, por isso há ansiedade. Os especialistas sugerem que as pessoas mantenham o foco no planejamento alimentação e nos treinos, pois a constância garante os resultados.
Em entrevista anterior ao Metrópoles, a endocrinologista Camila Miguel, do Grupo Fleury, explicou que um dos efeitos do emagrecimento é o corpo funcionar com mais eficiência.
“Há uma melhora no metabolismo de maneira geral, pois reduzimos as inflamações que o excesso de gordura promove. É possível perceber mais disposição, pressão arterial mais controlada, além de uma melhora na função respiratória e uma redução nas dores articulares”, afirmou.
A nutricionista Aline Xavier Maboni, que atende no Rio de Janeiro, lembra que a mudança de composição corporal – trocar gordura por massa magra – pode não ser perceptível na balança, mas as roupas e o espelho a auxiliarão a avaliar o resultado.
“Uma pessoa pode modificar sua composição corporal sem perder peso. Às vezes, ela até ganha alguns quilos, pois os músculos pesam mais do que a gordura”, explicou Aline, em entrevista anterior ao Metrópoles.
Como saber, então, se a dieta e os exercícios estão fazendo efeito?
As especialistas enumeram algumas consequências da redução de gordura na composição corporal:
- Mais disposição sexual: Na vida sexual, nota-se melhora da disposição física e na libido, bem como ganho de autoconfiança.
- Redução do suor: Segundo a endocrinologista, algumas pessoas sentem redução na quantidade de suor, pois o corpo passa a ter menos camadas de controle térmico. No entanto, esse aspecto depende de outras variáveis.
- Diferença nas roupas: “Quando se está emagrecendo, você consegue perceber as roupas ficando mais folgadas e as peças antigas voltando a servir. É sinal da perda de gordura abdominal, o que é ótima para a saúde cardíaca”, acrescenta a nutricionista Aline Xavier Malboni.
- Melhora da qualidade do sono: “Quanto ao sono, há redução do ronco, por isso menos despertares noturnos e uma melhor qualidade de descanso”, destaca a endocrinologista Camila.
- Mudança nas fotos: se os ponteiros da balança não estão acusando a diferença, uma boa estratégia é fazer a comparação por fotos, analisando a evolução do processo do próprio corpo.
- Mais força: “Com o ganho de massa magra, você sente mais força para executar exercícios e consegue avançar na academia. Por isso a musculação, além de ajudar no processo, permite medir facilmente a evolução”, conclui a nutricionista.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!