metropoles.com

Veja 6 dicas para transformar a sua caminhada em exercício

Embora seja conhecida como uma atividade física para iniciantes, a caminhada pode se tornar uma prática desafiadora com adaptações

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto colorida de duas mulheres em caminhada - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de duas mulheres em caminhada - Metrópoles - Foto: Getty Images

A caminhada é um exercício que não exige muito preparo físico antes de começar, afinal, andar faz parte do dia a dia da maioria das pessoas. Entretanto, isso não significa que a prática da atividade física tenha que ser “fácil”.

Embora o senso comum restrinja a caminhada como exercício apenas a pessoas idosas ou com pouco preparo físico, ela pode ser uma atividade completa para fortalecer o corpo e estimular a perda de peso em qualquer idade.

Especialistas apontam que ao evitar os erros mais comuns e arriscados à saúde das articulações e apostar em uma progressão da dificuldade, é possível tornar a caminhada desafiadora.

Confira uma lista com 6 dicas para tornar a caminhada um exercício eficaz:

1. Faça progressões a longo prazo

Como a caminhada não costuma levar a pessoa ao pico da exaustão durante a prática, o ideal é buscar aumentar o esforço com o passar do tempo para exigir mais do corpo. Isso pode ser feito aumentando o trajeto caminhado, incluindo pequenas corridas e trotes ou aumentando o tempo de prática dos exercícios ao longo da semana.

2. Inclua os membros superiores na prática

A caminhada, lógico, é um exercício mais voltado para as pernas, mas isso não quer dizer que a musculatura da parte superior do corpo não possa participar da atividade. Usar bastões de apoio ajuda a recrutar os braços, como é feito na caminhada nórdica.

Incluir pequenos pesos em mochilas também ajuda a tonificar as costas. Caso a carga de peso seja feita nos braços, com sacolinhas de mercado, por exemplo, o ideal é dividir o peso de forma equilibrada.

3. Encontre o tênis adequado

Ao exigir mais do exercício, a caminhada também passa a cobrar um preço maior dos joelhos e dos tornozelos, especialmente no caso de quem está pensando em migrar para a corrida. Nestes casos, é preciso investir em um calçado que amorteça o impacto da prática. O ideal é trocar de tênis a cada 600 km percorridos, aproximadamente três meses.

4. Se divirta!

Precisa de energia extra para fazer o exercício durar mais? Aproveite as coisas que te fazem feliz: caminhe por uma parte da cidade que você acha especialmente bonita; ouça as músicas que você gosta ou convide um amigo para caminhar junto com você. Ao jogar conversa fora durante o exercício, se exige mais da respiração, além do benefício de ganho de interação social.

5. Faça chuva ou faça sol

A caminhada é uma atividade que apresenta resultados quando feita a longo prazo, portanto, é preciso resistir e praticar mesmo em dias menos ensolarados. Desde que bem agasalhado ou protegido contra a chuva, não existe desculpa para ficar em casa na hora de sua caminhada rotineira.

6. Consulte um especialista

Para quem está quer ganhar mais saúde com as atividades físicas, é importante buscar aconselhamento de especialistas em medicina esportiva e em educação física para identificar condições de saúde pré-existentes, como problemas cardíacos ou lesões nas articulações, e tratá-los antes que o exercício possa acabar agravando o caso.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?