6 alongamentos perfeitos para fazer sem sair de casa
Os alongamentos são muito benéficos para a saúde, tanto para quem faz exercícios quanto para quem não faz. Veja opções para treinar em casa
atualizado
Compartilhar notícia
Os alongamentos são frequentemente recomendados antes da prática de exercícios físicos, pois ajudam a melhorar a flexibilidade do corpo, prevenindo dores e lesões. No entanto, os benefícios dessas práticas vão além do preparo para atividades físicas.
Quem tem uma vida mais sedentária pode se beneficiar de alongamentos periódicos. “Antes de tudo, fazer alongamento é importante para dar uma pausa no trabalho, arejar a mente e, assim, conseguir manter a atenção e o foco”, conta Letícia Klimas, gerente técnica de ginástica da Bio Ritmo.
Além disso, a especialista explica que alongar o corpo ajuda a relaxar a musculatura e aumentar a circulação nas articulações. Isso é bom, inclusive, para quem passa grande parte do dia sentado na mesma posição.
Confira 6 alongamentos que você pode fazer sem nem precisar sair de casa:
1 – Costas, peitoral, braços e pernas
Fique de pé e flexione o quadril para frente, apoiando as mãos sobre uma superfície fixa, como uma mesa ou cadeira. Mantenha a coluna reta, empurrando os glúteos para trás e alinhando o peitoral em direção ao chão.
2 – Lateral do pescoço
Esse alongamento pode ser feito em pé ou sentado, desde que com a postura correta. Com uma das mãos, puxe suavemente a cabeça para um lado e depois repita para o outro, alongando os músculos do pescoço.
3 – Posterior de coxa
Sente-se na ponta de uma cadeira e estenda uma perna à frente. Incline o corpo em direção à perna esticada, mantendo o pé apontado para cima. Se necessário, apoie as mãos nas coxas para garantir maior equilíbrio.
Leia a matéria completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!